27 março 2020

RESTAURANTES POPULARES VÃO SERVIR ALIMENTAÇÃO GRATUITA A MORADORES DE RUA

Restaurante Popular serve 700 pessoas por dia em Joinville | NSC Total
Os Restaurantes Populares do Rio Grande do Norte vão oferecer alimentação gratuita para pessoas em situação de rua e manter o valor simbólico de R$ 1 por refeição para as demais pessoas durante o período de pandemia, a medida foi informada pela Sethas - Secretaria de Estado do Trabalho, da habitação e da Assistência Social- e responsável pelo programa no estado.

As empresas foram notificadas e já estão cumprindo as normas que estabelecem reorganização na venda para evitar aglomeração e, também, distância mínima de 1,5 metros entre as pessoas nas filas para a compra de alimentos.

Para o fornecimento da alimentação, as empresas vão cadastrar as pessoas diariamente em uma ficha e um mapa diário que será repassado à Sethas e deverão utilizar quentinhas para a venda dos alimentos (almoço, café da manhã e sopa), que são preparadas meia hora antes de os restaurantes abrirem, com fornecimento de copos e talhares também descartáveis.

Está proibida a refeição dentro das unidades que, para aumentar a segurança e evitar o contágio, aboliram as fichas reutilizáveis para a compra dos alimentos.

O Programa atende, principalmente, a população em situação de vulnerabilidade. São 56 restaurantes populares que servem 42 mil refeições diárias entre almoços, Café Cidadão (44 unidades) e Sopa Cidadã (13 unidades). Em todas as unidades ficou estabelecido que álcool em gel, água corrente e sabão estão disponíveis para funcionários e consumidores/as.

Também ficou assegurado que as empresas forneçam equipamentos de proteção individual (EPI) higienização pessoal de todos os colaboradores das empresas e das bancadas e demais superfícies com contato.