26 março 2020

RN implanta Central de Atendimento em saúde para atendimentos sobre coronavírus

Entra em funcionamento a partir desta quinta-feira (26), em todo o Estado, uma Central de Atendimento que será disponibilizada para a população e para estabelecimentos empresariais, a fim de esclarecer dúvidas e prestar acolhimento psicológico sobre o novo coronavírus. A Central também receberá doações que colaborem no combate à pandemia.

Para contatar a Central "Disque Prevenção ao Coronavírus", basta telefonar para o número 3190-0700. Inicialmente, o serviço estará disponível no horário das 7h às 23h, podendo ser alterado futuramente, conforme viabilidade.

O objetivo é proporcionar apoio à sociedade, que poderá tirar dúvidas e receber, por exemplo, orientações sobre autocuidados, modos de prevenção e identificação de sintomas, visando minimizar, em um primeiro momento, a necessidade de ir a uma unidade de saúde. Dessa forma, evita-se o contato com outros pacientes e, consequentemente, possibilidades de transmissão do vírus, caso algum deles já esteja com a doença Covid-19.

Outra finalidade da central é prestar atendimento de apoio psicológico. Durante a pandemia, com as pessoas ficando mais tempo em casa, estão mais suscetíveis a implicações emocionais de uma quarentena e de aspectos psicológicos do isolamento. Por isso, psicólogos voluntários farão atendimento.

A Central "Disque Prevenção ao Coronavírus" representa também um esforço da professora Giovana Paiva, atualmente assessora técnica da Sead, que articulou junto aos grupos voluntários todos os segmentos dessa ação.

SERVIÇOS:

#1 Orientações e esclarecimentos sobre o coronavírus
Horário de atendimento: 7h às 23h
Coordenação: Larissa Araújo (Sesap) e Ângela Ferreira (UFRN)

#2 Acolhimento psicológico
Horário de atendimento: 8h às 23h
Coordenação: Ana Eloá (Sesap)

#3 Rede de doações voluntárias
Horário de atendimento: 8h às 23h
Coordenação: Joseane Bezerra (Sethas)