18 abril 2020

Agricultores de Santa Cruz são beneficiados com chegada da água

água | Prefeitura de Porteirinha
As 13 famílias que formam a Associação dos Agricultores Familiares da Comunidade de Bom Sucesso II, no município de Santa Cruz, distante 117 km da capital potiguar, estão vendo suas vidas mudarem. O motivo foi a construção de 13 cisternas com capacidade para reservar até 52 mil litros de água, cada uma, possibilitando a produção agrícola e a criação de animais.

O Governo do Estado está promovendo a virada na vida dessas pessoas graças à aplicação de R$ 183 mil, por meio do Projeto de Desenvolvimento Sustentável do RN – Governo Cidadão, viabilizada pelo acordo de empréstimo com o Banco Mundial. A iniciativa visa diminuir o desequilíbrio regional, combatendo as sequelas da aridez que assola a região, garantindo soberania e segurança alimentar e nutricional.

Com a execução concluída, os associados, que também foram beneficiados com a construção de 26 canteiros econômicos, produzem frutas, verduras e legumes em suas terras para a alimentação das famílias e ainda geram uma renda extra com a comercialização dos excedentes agrícolas.

“Aqui nós plantamos para ter a nossa alimentação rica e saudável e o que sobra, a gente leva para feirinha da Agricultura Familiar de Santa Cruz. Toda quinta-feira estou lá, e vendo pelo menos 30 molhos de coentro e 10 maços de alface. Ainda estamos no começo, mas aos poucos a gente vai crescendo”, contou a associada e agricultora familiar Marília Oliveira, exibindo com orgulho o seu canteiro.