06 abril 2020

Caiu por "Terra" a demissão: 'Nós vamos continuar', diz Mandetta sobre permanência no cargo

Foto: Andre Coelho/Getty Images
O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, confirmou sua permanência no cargo após ter sua demissão especulada, nesta segunda-feira (6).
“Nós vamos continuar, por que continuando vamos enfrentar nosso inimigo. Nosso inimigo tem nome e sobrenome: Covid-19. (...) Médico não abandona paciente, e eu não vou abandonar”, repetiu o ministro  
A possível demissão de Mandetta pelo presidente Jair Bolsonaro já havia sido levantada no domingo (5), após o presidente afirmar, em um vídeo, que alguns ministros “viraram estrelas” e prometeu “usar a caneta”.
Nesta segunda, mais cedo, interlocutores no Palácio do Planalto confirmaram que Bolsonaro estava decidido a demitir o ministro. No entanto, o presidente parece ter sido convencido por aliados militares de que esse não seria o melhor momento.
decisão final foi cravada em uma reunião, na tarde desta segunda, de Bolsonaro com diversos ministros. Após o encontro, o ministro do DEM abriu a coletiva reforçando a necessidade de trabalho por parte da equipe ministerial e pedindo que a população siga as recomendações de isolamento social. Ele foi aplaudido em sua chegada.
Durante o pronunciamento, ele citou que alguns assessores chegaram a ‘limpar as gavetas’, inclusive a do próprio ministro, temendo sua demissão. Por mais de uma vez, Mandetta afirmou que o momento agora é de trabalhar. “Lavoro, lavoro, lavoro”, repetiu, em italiano, a palavra “trabalho”. Ele também agradeceu aos servidores que ensaiaram fazer um ato em sua defesa.
Por fim, o ministro também comentou a possibilidade de troca de equipe caso deixe o cargo. “A gente está aqui para ajudar. Mesmo que vier outra equipe nós vamos ajudar, porque temos compromisso com a vida das pessoas”, finalizou.