05 abril 2020

Datafolha: 59% dos brasileiros são contra renúncia de Bolsonaro

Foto: REUTERS/Adriano Machado
A renúncia do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) é rejeitada por 59% dos brasileiros, aponta pesquisa Datafolha divulgada neste domingo (5) em meio à crise do novo coronavírus no Brasil. Para 37% dos entrevistados, o chefe do Executivo deveria deixar o cargo.
O apoio à renúncia de Bolsonaro cresce entre jovens de 16 a 24 anos (44%) e mulheres (42%). Homens (65%) e trabalhadores que recebem entre cinco e dez salários mínimos (69%) são contrários.
Leia também

Segundo a pesquisa Datafolha, a região Nordeste concentra o maior percentual de apoiadores da renúncia de Bolsonaro (47%). Na região Sul, maior reduto bolsonarista na eleição, 28% querem que o presidente desocupe o posto.
O tema renúncia ganhou destaque a partir do manifesto de partidos de oposição pedindo que Bolsonaro deixe o cargo, hipótese já descartada pelo presidente. Entre os políticos à frente do movimento, estão Fernando Haddad (PT), Ciro Gomes (PDT) e Guiherme Boulos (PSOL), candidatos à Presidência em 2018.
Bolsonaro tem condições de liderar o país para 52% dos entrevistados. Outros 44% discordam, e 4% não souberam responder. O Datafolha entrevistou 1.511 brasileiros, por telefone, entre 1° e 3 de abril. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.