14 abril 2020

OMS AFIRMA: CORONAVÍRUS NÃO É TRANSMITIDO PELO AR, MAS APENAS POR GOTÍCULAS DE SALIVA

Qual doença o coronavírus provoca? Esclareça suas dúvidas sobre a ...
Não há transmissão aérea do vírus, mas apenas através do contato com gotículas de saliva de uma pessoa infectada. Isso é mais uma vez confirmado pela Organização Mundial da Saúde, que em um estudo analisa as formas de transmissão do coronavírus, confirmando que ele passa apenas pelas gotículas respiratórias que uma pessoa infectada projeta quando espirra ou tosse. Não há evidência, na prática, de transmissão no ar.

Estudo diz ainda segundo a OMS, que as máscaras não são estritamente necessárias para quem sai de casa por um momento e, acima de tudo, recomenda deixar as de filtros para o pessoal de saúde e para aqueles que trabalham em estreito contato com o público doente.

As infecções respiratórias, explicam os especialistas no documento, podem ser transmitidas através de gotículas de tamanhos diferentes: quando as partículas têm um diâmetro maior que 5-10 μm, são chamadas ” gotículas respiratórias “; quando têm um diâmetro inferior a 5 μm, são ” núcleos de gotículas “.

Segundo dados atuais, o vírus Covid-19 é transmitido principalmente entre pessoas através de gotículas respiratórias. Da mesma forma, uma transmissão aérea não foi relatada em uma análise de 75.465 casos Covid-19 na China .

A transmissão de gotículas ocorre quando uma pessoa está em contato próximo (dentro de 1 metro) com alguém que apresenta sintomas respiratórios (por exemplo, tosse ou espirro) e, portanto, corre o risco de apresentar membranas mucosas (boca e nariz) ou conjuntiva (olhos). ) expostos a gotículas respiratórias potencialmente infecciosas. 

A transmissão também pode ocorrer através de fomitos (falamos de fomites quando a fonte de contágio é o contato com material contaminado, por exemplo, agulhas infectadas, estetoscópio ou termômetro, roupas ou toalhas que, quando passam do paciente para a pessoa saudável, produz a infecção) no ambiente ao redor da pessoa infectada.

Portanto, diz a OMS, a transmissão do vírus Covid-19 pode ocorrer através do contato direto com pessoas infectadas e contato indireto com superfícies no ambiente imediato ou com objetos usados ​​na pessoa infectada.

A transmissão aérea é diferente da transmissão de gotículas, pois se refere à presença de micróbios dentro dos núcleos das gotículas, que geralmente são consideradas partículas com um diâmetro 5a 10mm  explicam.

com informações de tribunadenotícias