17 abril 2020

Prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição do Enem 2020 encerra-se hoje

Enem 2020: isenção e justificativas de ausência terminam hoje (17)
Encerra-se nesta sexta-feira (17) o prazo para solicitar isenção do pagamento da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. Três perfis de participantes têm direito à dispensa do pagamento, cuja solicitação deve ser feita no portal do Enem, na aba “página do participante”.

Atualmente, o valor da inscrição é de R$ 85,00. Podem solicitar a gratuidade candidatos que estejam cursando, em 2020, a última série do ensino médio em escola da rede pública de ensino declarada ao Censo da Educação Básica Escolar; e também aqueles que tenham cursado todo ensino médio em escola da rede pública, ou em escolas privadas na condição de bolsista integral e cuja renda, por pessoa, seja igual ou menor a um salário mínimo e meio.

Além destes, também têm direito à gratuidade candidatos que afirmem estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por serem membros de famílias de baixa renda, e que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Para efetuar a solicitação o candidato deverá, na “página do participante”, clicar na opção “isenção” e fornecer as informações pessoais requeridas, bem como preencher um questionário socioeconômico de 25 perguntas e anexar uma foto atualizada. Durante o processo de solicitação, a página apresentará as regras de isenção e obrigações do participante.

O resultado do requerimento de isenção será divulgado no dia 24 de abril. Até lá, o candidato poderá acompanhar a situação de sua solicitação. Além disso, independente do resultado da solicitação, é fundamental que o interessado realize a inscrição no Enem formalmente entre 11 e 22 de maio. Mais informações podem ser consultadas no portal do Enem e no edital do exame.