20 abril 2020

Prefeitura de Parnamirim ajusta últimos detalhes para a reabertura das feiras

As feiras livres de Parnamirim estão retornando seu funcionamento a partir de hoje (17). Para alinhar e ajustar os últimos detalhes deste novo modelo que precisou ser adotado em virtude do COVID-19, a Prefeitura de Parnamirim, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SEMSUR), se reuniu nesta manhã de sexta-feira com representantes da Secretaria de Saúde (SESAD) e Segurança, Defesa Social e Mobilidade Urbana (SESDEM) e demais órgãos que serão responsáveis por fiscalizar o funcionamento nessa retomada.

Segundo o secretário da SEMSUR, Charles Quadros, a reabertura dos trabalhos não pode prejudicar ou colocar em risco as ações que já vêm sendo adotadas em função da pandemia. Por isso, foi firmado um Termo de Compromisso entre os fornecedores das bancas e a Secretaria, onde o proprietário se compromete em atender e fazer cumprir o que estabelece o Decreto de nº 6.218 de 2020, onde estão listadas todas as medidas de segurança e precauções que esses comerciantes deverão tomar enquanto existir o risco do coronavírus.
Durante a reunião ficou decidido que a fiscalização será de responsabilidade da SEMSUR, Vigilância Sanitária e SEMUR, porém o secretário reforçou a importância de os outros órgãos e da população, que deverá cobrar dos próprios feirantes um ambiente seguro. “Nós ficaremos atentos, mas é importante que a população nos ajude. Todos nós podemos fiscalizar para a nossa própria segurança”, disse.

Charles ressaltou que em caso de descumprimento tanto a banca como a mercadoria serão confiscadas e o feirante será proibido de voltar a comercializar qualquer produto enquanto o Decreto for vigente. O documento discrimina quais alimentos estão permitidos, estabelece a distância entre as mesas, número de pessoas, higienização dos produtos, barracas e demais, horário de funcionamento, dentre outros.