08 abril 2020

Profissionais da saúde de Parnamirim participam de videoconferência e discutem estratégias de enfrentamento ao Covid-19

A Prefeitura de Parnamirim foi representada nesta quarta-feira (8) em uma videoconferência por membros da secretaria municipal de saúde para discutir os problemas e desafios que todas as prefeituras e instituições do estado estão passando diante da pandemia do Coronavírus. Um dos objetivos da reunião virtual foi a apresentação do grupo de inovação em Covid, uma das ações do Comitê Científico do Consórcio do Nordeste. 

Foram solicitadas as representações de diversas instituições do estado como o governo e secretarias estaduais, universidades, FAPERN e representantes das prefeituras de Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante e Mossoró, além da Funcern e Funpec. A proposta é identificar soluções para problemas enfrentados por todas as esferas de governo no que diz respeito à economia e isolamento social. 

O Grupo de Inovação em COVID tem como objetivo complementar e operacionalizar as ações do Comitê Científico do Consórcio do Nordeste no estado realizando uma integração com as instituições de ensino superior, de modo a identificar possíveis soluções no campo das engenharias e arquitetura, transporte, tecnologia da informação e comunicação.  
Foram discutidos assuntos comuns a todos os municípios como as feiras populares, transporte público e uso de equipamentos de proteção individual, além da abordagem do que as universidades estão fazendo para que os principais problemas sejam sanados. 

Como exemplo dessas ações, já existem cursos online de manejo em ambientes na plataforma digital AVASUS. Demais propostas de soluções serão analisadas pelo Grupo de Inovação em COVID que identificará formas de operacionalização desses projetos que solucionem os problemas de maior impacto social e econômico no estado. 

Outros direcionamentos abordados foram como a universidade pode contribuir com estratégias para a regulação do funcionamento das feiras livres e o mapeamento para as prefeituras dos fornecedores de EPI e insumos no momento de dificuldade de abastecimento desses materiais.