22 abril 2020

UBS de Parnamirim serão reabastecidas com novos lotes de vacinas nesta quinta, 23

A Prefeitura de Parnamirim, por meio da Secretaria Municipal Saúde (SESAD) reabastecerá, a partir desta quinta-feira (23), as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Município com novos lotes de vacinas contra a Influenza. Serão destinadas às unidades, 5.560 doses enviadas pelo Ministério de Saúde através do Governo do Estado.

A segunda etapa da campanha de vacinação contra a gripe foi iniciada na última quinta-feira (16), devendo seguir até o dia 8 de maio. Porém, já obteve uma grande procura dos grupos prioritários. Com isso, todas as UBS estão sendo reabastecidas semanalmente de acordo com a necessidade de cada bairro. Na primeira fase da campanha, iniciada no dia 23 de março, já foram imunizadas mais de 23.620 pessoas. 

Fazem parte da segunda etapa os profissionais de segurança, portadores de doenças crônicas, adolescentes de 12 a 21 anos que estão cumprindo medidas socioeducativas, a população privada de liberdade, caminhoneiros, motoristas de transportes coletivos e portuários.

Neste ano, a campanha de vacinação, que acontecia normalmente no mês de maio, foi antecipada pelo Governo Federal como medida de prevenção ao COVID-19. Vale ressaltar que a vacina contra a gripe não protege contra o coronavirus, mas reduz significativamente o número de pessoas com síndromes gripais. 

Dessa forma, é de extrema importância que pessoas que compõem o público-alvo estejam com seu sistema imunológico mais protegido durante o período de pandemia. Um dos maiores objetivos da segunda etapa é vacinar cerca de 9.820 doentes crônicos e 800 pessoas ligadas ao sistema prisional e medidas socioeducativas.

A partir do dia 09 de maio, será iniciada a vacinação dos professores de escolas públicas e privadas, das crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, adultos de 55 a 59 anos de idade e das pessoas com deficiência. A campanha irá durar até o dia 22 maio.