25 abril 2020

Unidades de Saúde de Natal recebem testes rápidos para Covid-19

Quatro unidades de saúde da cidade passam a testar de forma rápida, a partir desta segunda-feira (27), a detecção de anticorpos contra o novo coronavírus. Os testes terão público alvo profissionais sintomáticos que trabalham nos serviços de saúde, segurança pública e pessoas com diagnóstico de síndrome gripal que residam no mesmo domicílio desses grupos.

O resultado sai em 15 minutos e a realização tem objetivo de avaliar esse público para que eles possam retomar suas atividades essenciais e também visa uma forma mais precisa de dar continuidade às medidas de isolamento, acompanhamento e intervenção com maior precisão.

A Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS Natal) recebeu 2.081 unidades do teste através do Ministério da Saúde (MS). Além de conseguir determinar com mais precisão o quantitativo de pessoas infectadas no município através da notificação, as equipes de saúde vão conseguir orientar o que a pessoa deve fazer em caso de desfecho positivo ou negativo para Covid-19.

O procedimento para testagem será realizado através de agendamento telefônico e os candidatos ao teste serão encaminhados para a USF Santarém (zona norte), USF Nazaré (zona oeste), Centro de Saúde de Candelária (zona sul) e Policlínica Zeca Passos (zona leste) após o sétimo dia dos sintomas, período necessário para produção de anticorpos detectáveis contra o SARS-CoV-2 atingir sensibilidade de 86% no corpo humano.

Ao identificar síndrome gripal, caracterizada por febre, acompanhada de tosse ou dor de garganta, coriza ou dificuldade respiratória, os profissionais podem entrar em contato através dos telefones 99665-7002 ou 98117-8325 de segunda a sexta, das 8h às 20h. O fluxo de atendimento ainda determina o paciente aguardar 72 horas após o desaparecimento dos sintomas para melhorar a precisão. Os testes rápidos disponibilizados são do tipo SARS-CoV-2 Antiboty test®, da fabricante Guangzhou.

Confira as unidades onde serão realizados os testes rápidos:
USF Santarém - Av. Rio Doce,12. Conjunto Santarém;
USF Nazaré - R. Rubens Mariz, 447. N. Sra de Nazaré;
Centro de Saúde de Candelária - R. Nossa Senhora da Candelária, 3402. Candelária;
Policlínica Zeca Passos - Praça Augusto Severo, S/N. Ribeira.