22 maio 2020

Avaliação para teste rápido de Covid-19 pode ser solicitada via formulário online em Natal

A Secretaria Municipal de Saúde de Natal (SMS-Natal), através do Departamento de Atenção Básica (DAB), acaba de disponibilizar um formulário online (https://bit.ly/testerapidocovidnatal) para solicitar, de forma simples, o teste rápido para Covid-19. O exame identifica a presença de anticorpos contra o novo coronavírus em 15 minutos e está sendo ofertado através de agendamento prévio.

Profissionais da saúde e segurança pública em atividade, seus contatos domiciliares, pessoas a partir de 60 anos, cuidadores de idosos que atuam em instituições de longa permanência, pessoas em situação de rua e doentes crônicos a partir do sétimo dia do início dos sintomas e estando, pelo menos, 72h assintomáticos estão aptos para requisitar a avaliação.

Um dos objetivos do teste rápido é avaliar os indivíduos quanto à possibilidade de retomar suas atividades essenciais. Além disso, orienta de forma mais precisa sobre a continuidade das medidas de isolamento, acompanhamento e intervenção com maior precisão. Os testes não são indicados para pacientes que apresentem algum sintoma respiratório no momento da realização ou que não tiveram histórico recente de febre, acompanhada de tosse ou dor de garganta, coriza ou dificuldade respiratória.

No questionário, são pedidas informações como e-mail, dados pessoais, endereço, ocupação profissional e ocorrência dos sintomas. Em até 48h, a equipe do setor analisa os dados e entra em contato via e-mail para concluir a solicitação, indicando dia e horário do agendamento para realização do teste em uma unidade básica de saúde (UBS). Caso seja aplicável, as pessoas devem comprovar a veracidade do que foi indicado no formulário.

Além do link para solicitar o teste, o DAB ainda dispõe de quatro linhas telefônicas para teleatendimento dos agendamentos: 99665-7002 / 98117-8325 / 99906-3033 / 98786-4307.