08 maio 2020

Com crise do coronavírus, País tem a 2ª maior deflação desde o início do Plano Real



Em meio à crise provocada pela pandemia de coronavírus, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) registrou em abril a segunda maior deflação do Plano Real. O índice oficial de inflação do País foi de 0,31%, informou o Instituto Brasileiro de Geográfica e Estatística (IBGE), nesta sexta-feira (8).
A mínima histórica do IPCA é de agosto de 1998, de -0,51%. Apenas nos meses de abril, a mínima até agora havia sido registrada em 2017, quando a deflação foi de 0,14%.
O resultado ficou abaixo da mediana das estimativas feitas por analistas consultados pelo Projeções Broadcast. Todas as 49 estimativas eram deflacionárias, de 0,12% a 0,47%, com mediana de - 0,25%. Em março deste ano, a taxa foi de 0,07%.
Mesmo com o dólar alto, a maioria das instituições consultadas acreditam que o IPCA vai fechar o ano em 2,20%, na mediana das projeções, bem aquém do piso da meta de 2,50%. As projeções vão de 1% a 2,70%.
"Este é o primeiro IPCA com coleta feita exclusivamente durante a vigência da crise do coronavírus e devemos observar uma retração nos serviços, nos produtos industrializados", disse o economista Leonardo França Costa, do ASA Bank.
com informações do agorarn.com