07 maio 2020

Cozinha comunitária vai gerar trabalho e renda em Lagoa de Pedras

Foto: ASSECOM/GOVERNO CIDADÃO

A Associação de Desenvolvimento Rural Sustentável de Pajuçara, no município de Lagoa de Pedras, a 57 quilômetros de Natal, espera apenas o fim da pandemia de coronavírus para começar a comercializar os bolos e doces que vão gerar trabalho e renda para agricultores familiares da região. A produção será feita na nova cozinha comunitária, construída e equipada pelo Governo do Estado por meio do Projeto Integrado de Desenvolvimento Sustentável do RN – o Governo Cidadão –, realizado com recursos do empréstimo do Banco Mundial.

O investimento de R$ 280 mil viabilizou o prédio, a aquisição de equipamentos e, com o rendimento da aplicação dos recursos durante a obra, a construção de um muro para aumentar a segurança. A associação foi criada em 2011 e reúne 16 famílias de agricultoras (13) e agricultores (3) familiares, mas absorve a produção de muitos outros, fomentando a economia solidária na região.

A associação utiliza batata-doce, macaxeira, milho, coco e ovos – entre outros itens produzidos pelas comunidades locais. Os bolos e doces serão vendidos no comércio de Lagoa de Pedras e de outras cidades da região. Mas os agricultores querem também fatias do mercado institucional, representado pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) da Conab e pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).