09 maio 2020

Morre Little Richard, o "pai do Rock", aos 87 anos

Little Richard ‎– Long Tall Sally [LP]

Little Richard, considerado o "pai do Rock n’ Roll", morreu neste sábado (9). O filho do músico, Danny Penniman, confirmou a informação à revista norte-americana Rolling Stone. A causa da morte não foi informada.

O cantor é considerado um dos inventores do rock. Com influências de blues, R&B e gospel, teve seu primeiro hit aos 25 anos, com 'Tutti Frutti' (1956). Suas canções serviram de influência para outros grandes nomes da música, como Rolling Stones, Elton John e os Beatles.


O início da carreira

Richard Wayne Penniman nasceu em 5 de dezembro de 1932 em Macon, Georgia. Desde pequeno, cantava em igrejas, mas o pai não o apoiava. Aos 13 anos, ele saiu de casa e foi morar com uma família branca na mesma cidade. O nome Little Richard veio aos 15, quando o prefixo era comum entre cantores de blues.
Em 1951, ele foi descoberto em um show de talentos locais e assinou seu primeiro contrato com uma gravadora. O sucesso só viria seis anos depois, quando emplacou diversos hits nas paradas norte-americanas.

Últimos anos

Nos anos anteriores à morte, Little Richard morava em Nashville, no Tennessee. Ele ainda fazia apresentações esporádicas, mas após uma cirurgia no quadril, apenas sentado ao piano — cujo estilo de tocar também o diferenciou em seus anos de glória.