sexta-feira, 1 de maio de 2020

Parnamirim determina uso obrigatório de máscara

| |
Os moradores de Parnamirim deverão aderir ao uso obrigatório de máscara facial, considerada essencial para conter a disseminação do COVID-19. A medida foi estabelecida pelo prefeito Rosano Taveira e publicada por meio do Decreto Nº 6.236, de 29 de abril de 2020.
A obrigatoriedade faz parte do pacote de medidas estratégicas voltadas para combater a propagação do novo coronavírus, uma vez que estudos já comprovam a eficácia da utilização deste equipamento. De acordo com o documento, as máscaras deverão cobrir o nariz e a boca, haja vista que a contaminação ocorre pelo ar ou contato pessoal, como gotículas de saliva, tosse, espirro, aperto de mão seguidos de contato com boca, nariz e olhos.
A publicação determina o uso em todos os espaços públicos, bem como estabelecimentos comerciais abertos ao público em geral e nos transportes coletivos, seja ônibus, táxi, moto-táxi ou outros solicitados por meio de aplicativo eletrônico. 
As máscaras poderão ser profissionais ou confeccionadas, desde que atendam as orientações do Ministério da Saúde. No caso das confeccionadas, o Ministério disponibilizou, no endereço eletrônico www.saude.gov.br, diretrizes para auxiliar a população quanto à maneira correta de produção.