26 maio 2020

PF faz buscas contra governador Wilson Witzel em investigação contra fraudes em hospitais de campanha no RJ

Foto: Reprodução/TV Globo
Polícia Federal realizou uma operação na manhã desta terça-feira (26), no Palácio das Laranjeiras, residência oficial do governador Wilson Witzel (PSC). Quinze equipes da PF de Brasília participaram da ação. Doze mandados de busca e apreensão foram cumpridos, sendo dez na capital fluminense e dois na cidade de São Paulo.
Witzel e sua mulher, Helena, são alvos de mandados de busca e apreensão autorizados pelo STJ, órgão que autoriza ações contra governadores. Até o momento, o governo não se manifestou sobre a operação.
A investigação tem relação com possíveis fraudes nos hospitais de campanha do estado, construídos para combater o avanço da pandemia do novo coronavírus. Foi identificado um esquema de corrupção que envolveria uma organização contratada para a instalação desses hospitais. Servidores do alto escalão da Saúde do Rio de Janeiro estariam envolvidos.
"Elementos de prova, obtidos durante investigações iniciadas no Rio de Janeiro pela Polícia Civil, pelo Ministério Público Estadual e pelo Ministério Público Federal naquele estado foram compartilhados com a Procuradoria-Geral da República no bojo de investigação em curso no Superior Tribunal de Justiça e apontam para a existência de um esquema de corrupção envolvendo uma organização social contratada para a instalação de hospitais de campanha e servidores da cúpula da gestão do sistema de saúde do Estado do Rio de Janeiro", afirma a própria PF, em nota.
A ação é chefiada por uma equipe da PF que veio de Brasília e chegou ao Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro antes das 6h da manhã. Há agentes também atuando em um endereço na Avenida Ataulfo de Paiva, no Leblon, na Zona Sul do Rio, e na Rua Professor Valadares, no Grajaú, na Zona Norte, bairro onde morava o governador antes de assumir o mandato.
com informações de yahoonotícias