12 maio 2020

Publicação de Bolsonaro sobre coronavírus é ocultada de rede social por conter informação falsa; entenda

Jair Bolsonaro (sem partido) já afirmou reiteradas vezes que sua gestão é alvo de “fake news” por parte da imprensa e da oposição. No último final de semana, o presidente ironizou jornalistas e chamou de “fake” um churrasco que ele mesmo anunciara. Nesta terça-feira (12), no entanto, uma publicação de seu perfil oficial do Instagram, relacionada à pandemia do novo coronavírus, foi ocultada por conter informações falsas.
A postagem, compartilhada na segunda-feira (11), dizia ter havido menos mortes causadas por doenças respiratórias no Ceará entre 16 de março e 10 de maio deste ano do que no mesmo período de 2019. Na legenda, Bolsonaro chegou a escrever que havia “algo de muito estranho no ar".
A Agência Lupa verificou a informação e constatou que era falsa. Além dos dados estarem desatualizados, os números citados do post incluem, de maneira equivocada, óbitos motivados por outras causas, que não possuem relação alguma com problemas respiratórios.
O post foi ocultado, mas ainda é possível vê-lo. Assim que o usuário chega até ele, a rede alerta sobre “informação falsa”.
Na postagem, o presidente marcou o deputado Andre Fernandes (PSL-CE). O parlamentar, que recentemente jantou com Bolsonaro em Brasília, enfrenta processo de investigação por quebra de docoro por ter acusado um colega de apresentar um projeto para beneficiar o crime organizado. A denúncia feita por Fernandes foi arquivada por falta de provas.

com informações de yahoonotícias