09 junho 2020

Investimentos no esporte continuam em Natal



O esporte é um dos eixos da administração que mais vem recebendo investimentos da Prefeitura de Natal. Em um amplo programa de reforma de quadras e praças esportivas, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEL), coordenadora do programa, já revitalizou 55 quadras em todas as regiões da capital potiguar. Esse trabalho vem sendo executado desde 2019, quando mais de R$ 3 milhões foram empregados nessas ações e está continuando este ano com diversos equipamentos entregues à população nos primeiros meses de 2020.
Foram concluídas as reformas nas quadras de: Igapó; Serrambi; Pitimbu; Conjunto dos Professores da UFRN; Cidade da Esperança; a quadra Mário Dourado (praça Augusto Leite), no Tirol e a última foi a Praça São Camilo de Lellis, no bairro de Lagoa Nova. Estão em andamento os serviços nas quadras do Loteamento Cayana; da Avenida Itapetinga, no Santarém; Lagoinhas; Conjunto Jiquí e a quadra e o campo de Futevôlei do Guarapes. Todos esses espaços têm a previsão e serem entregues entre a segunda quinzena de junho e o início de julho.
“As quadras são parte importante das comunidades. Os locais servem para a prática esportiva, integração e convivência. Fizemos um amplo trabalho de mapeamento e acompanhamento da situação das praças esportivas da cidade e estamos chegando a todas as regiões. A gestão tem investido muito no esporte, pois entende que é muito importante, sobretudo para os jovens”, destaca o secretário municipal de Esporte e Lazer, João Gentil, acrescentando que os serviços de reestruturação estão em andamento, mesmo com a pandemia da Covid-19.
Além das quadras, outras importantes intervenções estão sendo realizadas pela SEL. Uma delas é o Centro de Iniciação ao Esporte (CIE), no bairro de Lagoa Azul, na Zona Norte. O CIE será uma das maiores estruturas esportivas da cidade e oferecerá atividades todos os dias para que as crianças e jovens possam frequentar depois das aulas. Serão disponibilizadas mais de 20 modalidades olímpicas e paralímpicas, com duas quadras adaptadas para o paradesporto, e também uma quadra externa poliesportiva. Ao todo, 200 crianças poderão ser atendidas simultaneamente.
Principal praça esportiva da cidade, o Ginásio Nélio Dias também está passando por reparos, inclusive na pintura externa e com a restauração do piso da quadra. “O ginásio tem uma importância muito grande para a cidade. O investimento é um dos mais estratégicos que a gestão vem realizando, não só para que volte a sediar grandes eventos, mas principalmente para ampliar e potencializar as ações esportivas para a população de Natal, com um ginásio de alta qualidade”, aponta o secretário.