17 junho 2020

Natal realiza mais de mil testagens rápidas para Covid-19 no 1º dia do drive no Arena

A Prefeitura do Natal, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS/Natal), iniciou a realização do teste rápido para Covid-19 nessa terça-feira (16), no estádio Arena das Dunas, com livre demanda a idosos maiores de 60 anos e pessoas com comorbidades comprovadas residentes no município. 

Foram atendidas 1.033 pessoas no primeiro dia de testagem em esquema de drive-thru, onde 319 pacientes apresentaram algum resultado positivo para IgG ou IgM, imunoglobulinas que identificam a infecção do coronavírus no organismo.

O exame tem maior eficácia em indivíduos com histórico de algum sintoma leve de Covid-19 há pelo menos sete dias: tosse, dor de cabeça ou febre, por exemplo. Ele é realizado com a coleta de uma gota de sangue no dedo, através do método imunocromatografia, onde o material reage numa lâmina. 

É possível aguardar o resultado no local, entregue após 20 ou 30 minutos de sua realização, ou retirar no dia seguinte através de um sistema online acessado por meio de senha fornecida na hora. Casos positivos são encaminhados às 11 unidades de referência da capital para acompanhamento médico.

Para ter direito ao teste, ainda é necessário apresentar comprovante de residência de Natal e documento oficial com foto que comprove a idade. O acesso à Arena das Dunas se dá pelo portão P1 e acontece até sexta-feira, 19 de junho. Na próxima semana o serviço acontece no Ginásio Nélio Dias, com demanda para a Zona Norte. A permanência no interior do veículo é obrigatória durante todas as etapas.