09 junho 2020

Prefeitura de Parnamirim adquire novos testes rápidos para a Covid-19

A Prefeitura de Parnamirim, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesad) adquiriu novos testes rápidos para o novo Coronavírus (Covid-19). Os testes rápidos Elecsys Anti-SARS-CoV-2 já começaram a ser implantados nesta segunda-feira (8), no Laboratório Central de Parnamirim e, até o momento, mais de 250 foram realizados. 

Os testes rápidos, da empresa farmacêutica Roche, possuem 100% de eficácia e segurança, disponibilizando os resultados em até 18 minutos. Desse modo, Parnamirim é a primeira cidade do Rio Grande do Norte a realizar os exames, pois o Laboratório Central dispõe de dois equipamentos que são receptores exclusivos responsáveis por desempenhar a parte de testagem imunológica e hormonal.

O Laboratório Central de Parnamirim, que dispõe em sua equipe profissionais das áreas de bioquímica, biomedicina, técnicos de laboratório e recepcionistas, realiza o trabalho de conferência, catalogação no sistema do Governo do Estado, armazenamento, além dos testes para protocolo da Covid-19. O laboratório possui parceria com o Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (LACEN/RN), responsável pelos testes de Swab e RT-PCR.

Para realizar os testes rápidos, os pacientes que apresentarem a persistência dos sintomas da doença, devem procurar o Laboratório Central, onde será feito o procedimento de triagem, requisição e preenchimento de ficha, que tem como principal objetivo desafogar as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município.