25 junho 2020

Prefeitura de Parnamirim intensifica testagem da população para Covid-19

A Prefeitura de Parnamirim tem investido cada vez mais no processo de detecção da Covid-19, com, além das ações estruturantes das unidades de saúde de sua rede de atendimento, a aquisição de testes rápidos para a população. Parnamirim conta com mais de 7700 testes já realizados.
A Secretaria de Saúde (Sesad) adquiriu no início do mês os testes SARS-COV-2 ANTIBODY TEST para a detecção exclusiva da doença. Tratam-se de materiais de qualidade indiscutível e com excelentes níveis de especificidade para a Covid-19. Adquiridos com recursos próprios, os testes não apresentam interferências quanto a outros vírus, e estão servindo para o atendimento da população em geral, desde que se encontrem dentro dos critérios preestabelecidos: entre outros, ser morador de Parnamirim, apresentar solicitação médica e estar no mínimo no décimo dia de apresentação de sintomas. 
Um dos reflexos da aquisição dos insumos e da estruturação da rede de saúde da cidade, é o número de testes realizados diariamente ter aumentado de forma considerável nas últimas semanas, o que de acordo com a Sesad, estava previsto de acontecer. A testagem em uma escala maior, além de ser mais uma forma de combate ao Coronavírus, traz também um panorama de aumento no número de pessoas identificadas com a doença, daí o recente aumento dos casos confirmados em Parnamirim. A Sesad, com a posse de tais informações, pode dessa forma encaminhar os casos positivos para o tratamento adequado, a depender da análise e encaminhamento médico de cada paciente. 
A média de novos casos em Parnamirim passou de cerca de 27 por dia, quando os testes estavam escassos, tanto no LACEN estadual quanto em Parnamirim, para 108 casos por dia, dados da semana atual. O aumento se deve ao fato de que Parnamirim está testando muito mais, combatendo tanto a Covid-19 quanto uma situação que também favorece a propagação do vírus e é igualmente perigosa, a subnotificação. 
Dados do Laboratório Central apontam para uma média de cerca de 500 testes por dia, nos últimos 3 dias, por exemplo. De acordo com a Sesad, a notificação de casos é um dos indicadores para avaliar o combate à pandemia, de forma que uma alta taxa de notificação é benéfica, já que propicia o conhecimento do contágio, a vigilância de forma adequada e o isolamento dos casos o mais rápido possível. 
A Sesad aponta ainda que os índices de óbitos acumulados por 100 mil habitantes observados em Parnamirim indicam um menor coeficiente, quando comparados com outras cidades, como Natal, Mossoró e São Gonçalo do Amarante, por exemplo, estando inclusive abaixo da média do próprio Rio Grande do Norte, dados do Ministério da Saúde. A testagem em massa da população deve continuar, já que a secretaria ainda deve receber mais 30.000 novos testes. 
A testagem da população em escalas maiores, aliada a fatores como fiscalização diária do funcionamento de comércios da cidade e aglomerações, por parte do município e estado, estruturação da rede de atendimento de saúde municipal, com os reforços do Pronto Atendimento Suzete Cavalcante, em Nova Parnamirim e Hospital Márcio Marinho, em Pirangi, estruturação da Unidade de Pronto Atendimento de Nova Esperança, abertura do Hospital de Campanha em Vida Nova e convocações quase que diárias de profissionais, oriundos de processo seletivo, são ações que têm guiado Parnamirim no combate à Covid-19.