16 junho 2020

Prefeitura do Natal inicia testagem em massa para detecção da Covid-19

A Prefeitura do Natal iniciou, nesta terça-feira (16), a realização de testes rápidos para detecção da Covid-19 em pessoas acima de 60 anos, que apresentaram sintomas nos últimos sete dias. Os exames estão sendo coletados no estacionamento interno da Arena das Dunas no sistema de drive-thru. Na primeira hora da ação, coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), foram feitas 40 coletas. Ao todo, serão realizados 900 exames diariamente. A testagem rápida na Arena acontecerá até sexta-feira (19). 

O acesso dos carros acontece pelo Portão P1. Para ter direito a fazer a testagem, a pessoa deverá apresentar comprovante de residência em Natal e documento oficial com foto, que comprove a idade. O paciente pode esperar pelo resultado no local ou, se preferir, pode verificar na internet pelo site: www.biomega.lisnet.com.br.

Os testes rápidos realizados têm uma eficiência de 75% no resultado. Para ampliar essa eficácia, a SMS recomenda que só faça o exame quem tiver pelo menos sete dias de sintomas (desde o início da apresentação do quadro), e mais três dias totalmente assintomático, totalizando no mínimo dez dias. Essa testagem tem o valor epidemiológico e não se destina aos pacientes que ainda estão sintomáticos ou que nunca tiveram sintomas. 

“Adotamos essa estratégia para oferecer mais proteção e cuidado aos cidadãos acima de 60 anos, que representam 80% dos óbitos registrados em Natal. O paciente que testa positivo aqui é encaminhado diretamente a uma de nossas unidades de saúde para receber atendimento médico e orientação quanto ao tratamento. A nossa rede está equipada e preparada para oferecer o melhor para o natalense. Não estamos medindo esforços para controlar a pandemia no município”, destacou a secretária adjunta da SMS, Rayanne Araújo.

A Prefeitura de Natal está com toda a sua estrutura voltada ao enfrentamento da pandemia. A testagem rápida conta com a presença de equipes das secretarias municipais de Mobilidade Urbana (STTU), Trabalho e Assistência Social (Semtas), Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) e demais órgãos.

ZONA NORTE
Depois da Arena das Dunas, a testagem rápida será levada à zona Norte da capital potiguar. O estacionamento do Ginásio Nélio Dias receberá a mesma estrutura a partir da próxima terça-feira (23).