quarta-feira, 10 de junho de 2020

Prefeitura do Natal realiza teste de Covid-19 nos profissionais de saúde

| |
Com o objetivo de identificar e tratar possíveis servidores contaminados com o coronavírus, a Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS Natal), adquiriu testes rápidos e está realizando o exame nos profissionais da saúde do município. 

De acordo com o resultado, os profissionais poderão ser afastados, com o intuito de diminuir o contágio do coronavírus na capital. Esse cuidado reforça a preocupação do prefeito Álvaro Dias e do secretário de Saúde, George Antunes, com quem atua na linha de frente de combate à pandemia.


Os profissionais da UPA Pajuçara já tiveram seus testes realizados nesta quarta-feira (10). De acordo com a diretora desta unidade, Salete Rocha, "a ideia é que os profissionais que deem positivo para a Covid-19 se cuidem e se tratem para diminuir os casos, preservando a integridade e a saúde das equipes". Nos próximos dias, a equipe vai estar nas demais unidades e anexos administrativos da SMS Natal fazendo as testagens. 


O exame é simples e consiste na coleta de uma gota de sangue, com uso de reagente, numa lâmina. O resultado sai em 15 minutos e fica disponível em até 24h para consulta. A testagem identifica o IgM e IgG, que são imunoglobulinas que estão relacionadas às memórias e as defesas de cada pessoa em relação ao coronavírus, identificando quem já teve ou está com a doença.