19 junho 2020

Prefeitura estende horário de funcionamento de 10 unidades de saúde


O combate ao novo coronavírus em Natal tem sido incansável. A Prefeitura de Natal vem tomando diversas medidas para conter o avanço da Covid-19 e oferecer o melhor atendimento para os usuários da rede pública municipal de Saúde. O horário de funcionamento de 10 Unidades Básicas de Saúde foi estendido, recebendo pacientes até às 19h ou 20h, de segunda a sexta-feira. O objetivo da medida é atender pessoas com sintomas leves da Covid-19 para não sobrecarregar as UPAs da cidade.

No distrito sanitário Norte I, a UBS Pajuçara e a UBS Nova Natal estão abertas das 7h às 19h. Já no distrito sanitário Norte II, as unidades que estão com horário estendido são a UBS Panatis e a UBS Vale Dourado, funcionando também das 7h às 19h. No Distrito Leste, a ampliação acontece na UBS São João, abertas das 7h às 19h e na Unidade de Brasília Teimosa que funciona das 8h às 20h. Na região oeste, os usuários com sintomas leves podem procurar UBS Felipe Camarão II e a UBS Bom Pastor, das 8h às 20h. Por fim, na região Sul a UBS de Nova Descoberta funciona das 08 às 20 e a UBS Rosângela Lima, no Planalto, está com o atendimento das 07 às 19h.

“Com o horário estendido nas Unidades Básicas, podemos ofertar um melhor acolhimento aos usuários e um tratamento mais adequado para quem está manifestando sintomas leves. Essa conduta se mostrou muito positiva, pois muita gente estava procurando diretamente as nossas Unidades de Pronto Atendimento, causando uma sobrecarga nesses locais”, explica o secretário municipal de Saúde, George Antunes.

Desde o início da pandemia, a Prefeitura de Natal tomou diversas medidas como a abertura do Hospital de Campanha, com 20 leitos de UTI e 100 de leitos clínicos exclusivos para pacientes com Covid-19, ampliou as unidades de terapia intensiva do Hospital Público Municipal, iniciou a testagem em massa para idosos e pessoas que compõem os grupos de risco da doença, implementou a gratificação para os servidores da Saúde que estão atuando na linha de frente contra a Covid-19, adotou um trabalho de conscientização sobre as medidas de higienização junto à sociedade, distribuiu máscaras e viabilizou  três abrigos para a população em situação de rua.

“Mesmo com todas essas medidas, não podemos relaxar. Ainda estamos vivendo um momento crítico e todos precisamos contribuir para que essa situação seja debelada. Vamos sair do isolamento só quando houver necessidade, evitar circular nas ruas e tomar as devidas precauções em relação às medidas de higiene pessoal”, recomenda o secretário.