25 junho 2020

Prefeitura inicia testagem de guardas e agentes da Defesa Civil para o coronavírus

A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) iniciou já nas primeiras horas de hoje (25) a testagem para detectar o coronavírus nos integrantes da Guarda Municipal do Natal e Defesa Civil. A ação ocorre em área aberta situada no Parque da Cidade, onde foi montada uma estrutura com tendas de apoio e um sistema de drive-thru onde os guardas municipais e agentes da defesa civil da capital são testados dentro de veículos.

O trabalho de testagem está sendo conduzido pelo Núcleo de Apoio ao Servidor da Guarda Municipal do Natal (Nasgam), que teve seus integrantes habilitados na área de saúde treinados por técnicos da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) para realizar os testes. O Nasgam também está recebendo apoio de guardas municipais que têm habilitação profissional superior ou técnica em enfermagem. 

A testagem iniciou às 7h e deve se estender até às 17h30. O sistema de organização montado no local priorizou o atendimento rápido, andamento regular do fluxo de veículos, onde profissionais foram situados em vários pontos da fila vão adiantando os procedimentos burocráticos e fazendo que a chegado ao momento do teste já esteja com todo o processo pronto.


Os testes utilizados pelas equipes do Nasgam são os de testagens rápidas e, caso o agente seja diagnosticado positivamente para a presença do coronavírus, ele já é afastado do serviço e encaminhado a uma unidade de saúde para iniciar o tratamento.