16 junho 2020

Reforma no Bosque das Mangueiras avança e será concluída até setembro

Reforma no Bosque das Mangueiras, em Lagoa Nova, avança e será ...
Em breve, o natalense poderá voltar a frequentar um dos espaços públicos mais agradáveis e procurados da cidade para lazer, esporte, bem-estar, preservação do meio ambiente e qualidade de vida. O Bosque das Mangueiras, localizado no bairro de Lagoa Nova, está passando por uma ampla reforma executada pela Prefeitura de Natal e será entregue totalmente repaginado à população. Os investimentos na obra, obtidos em parceria com o governo federal, são da ordem de R$ 1 milhão. A previsão é de que os serviços terminem em setembro.
Os focos do projeto são o estimulo à agricultura urbana orgânica, a dinamização da economia local e a geração de renda às famílias dos pequenos produtores de orgânicos das comunidades de Gramorezinho e Planalto, localidades inseridas na faixa de interesse social (predominância de renda até três salários mínimos), tendo em vista a crescente procura por esses produtos. Para isso, o espaço está recebendo uma série de intervenções e equipamentos que vão potencializar essa política pública.
Os serviços no Bosque compreendem a reforma total do atual prédio da administração (com salas de aula, administrativo e banheiros para visitantes), a construção de caramanchões, a instalação de uma feirinha para venda de produtos orgânicos, uma estufa para berçário de mudas, uma horta tipo mandala, uma área de preparo e beneficiamento de produtos orgânicos, a substituição dos atuais equipamentos de ginástica por outros mais modernos e a recuperação da pista de caminhada.
“Com a requalificação do Bosque das Mangueiras, estamos fomentando a agricultura urbana, que é uma forma sustentável de agricultura e também melhorando esse importante espaço de lazer da cidade”, observa a arquiteta da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Karenine Dantas, coordenadora do projeto.
O secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Thiago Mesquita, destaca a potencialidade desse fomento à agricultura familiar, uma vez que a gestão municipal vai disponibilizar em um único espaço os meios para movimentar toda a cadeia produtiva relacionada ao setor. “Teremos no local o plantio e a colheita dos gêneros alimentícios, o preparo, beneficiamento e comercialização dos produtos, a capacitação e aprimoramento dos beneficiários. 

São ganhos enormes e imensuráveis, evitando atravessadores e disponibilizando para a população produtos de alta qualidade, acesso fácil e preço justo. Sem contar com os outros aspectos do Bosque das Mangueiras, na parte de lazer, geração de conhecimento, esporte e preservação do meio ambiente. Natal vai ganhar um grande equipamento público”, define o secretário.