10 junho 2020

Semdes discute melhorias do projeto Amana e Grupamento Ambiental

A titular da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), Mônica Santos, realizou, na manhã desta quarta-feira (10), uma visita administrativa nos setores da Semdes que atuam diretamente com ações preventivas e repressivas de conscientização e de combate a crimes ambientais na âmbito da capital. A visita contemplou o projeto Agente Mirim Ambiental (Amana) e o Grupamento de Ação Ambiental da Guarda Municipal do Natal (GAAM/GMN), ambos que têm sede no Parque da Cidade.

Na oportunidade, a secretária conversou com os guardas municipais que atuam nas instruções do projeto Amana, direcionado a cerca de 70 crianças carentes atendidas regularmente com ações pedagógicas, de educação ambiental, lazer, esporte e música. A secretária tirou algumas dúvidas sobre o desenvolvimento do projeto e buscou o conhecimento de algumas demandas no sentido de fortalecer a ação e estudar a possibilidade de ampliação da ação de segurança preventiva. “Pudemos conhecer melhor o Amana e dessa maneira planejar uma gestão que possa atender ainda mais as necessidades, no sentido de trabalhar cada vez por melhorias com foco na prevenção”, comentou.


A titular da Semdes ainda visitou a sede do Grupamento de Ação Ambiental da GMN, que conta agora com a coordenação do Chefe de Grupo de Ação Isaac Cruz. O momento serviu para constatar no local como o trabalho de segurança do Parque da Cidade vem sendo realizado, além de conversas com o gestor e com os guardas municipais que agem na promoção e na defesa do meio ambiente de Natal.


Na ocasião, a secretária Mônica Santo lembrou do reforço da segurança do Parque da Cidade promovida pela Prefeitura do Natal, por meio de convênio firmado entre a Semdes e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb). “Hoje, o Parque da Cidade conta com segurança extra, após a criação da Ronda de Proteção Ambiental (Ropam), que tem a missão de zelar pela da área de preservação ambiental e pela segurança das famílias que frequentam o Parque da Cidade. O prefeito Álvaro Dias autorizou um reforço importante de guardas municipais para atuar nessa área”, lembrou.