16 julho 2020

Academias poderão buscar financiamento na AGN para se adequar contra o Covid-19

Academias em Quintas em Natal - RN - Brasil | Gympass
Academias, boxes de crossfit, estúdios de pilates e outros estabelecimentos destinados à prática de exercício físico, na retomada do funcionamento, precisam realizar adequações voltadas à bioprevenção contra o Covid-19 para garantir a segurança de colaboradores e alunos. Em razão disso, a Agência de Fomento do RN disponibilizará linha de crédito em condições em especiais.

A linha AGN Reinicie, anunciada na semana passada para atender escolas privadas do RN, foi estendida e atenderá estabelecimentos destinados à prática de exercício físico. A ação é fruto da parceria entre a AGN-RN e o Sebrae no Rio Grande do Norte e integram o programa Reinicie que tem promovido orientação a diversos setores da economia sobre o retorno das atividades com medidas de segurança em relação ao novo coronavírus (Covid-19). A linha será operacionalizada pela Agência de Fomento a partir de repasses de recursos do BNB.

Os financiamentos terão o limite de R$ 50 mil e juros de 2,7 % ao ano, pós-fixados, conforme variação do IPCA. O prazo para pagamento é de 24 meses com uma carência que pode chegar até 12 meses. Durante o período de carência, serão cobrados os juros mensais do financiamento. A concessão do crédito está sujeita a análise de crédito.

Para obter o financiamento, a empresa poderá oferecer como garantia através de avalista ou mesmo garantia real – imóvel, por exemplo. Nos dois casos, será possível solicitar o enquadramento no FAMPE - Fundo de Aval Complementar do SEBRAE e que garante até 80% da garantia necessária ao financiamento. Empresas limitadas podem ter os sócios como avalistas. No caso de empresas individuais, o avalista será um terceiro com renda comprovada.

A linha permitirá que os estabelecimentos promovam adequações no layout e possam adquirir equipamentos de proteção individual e coletiva, além de outros itens necessários à retomada das atividades. A diretora-presidente da AGN, Márcia Maia, ressalta a importância de oferecer condições para que os estabelecimentos possam promover a adequação de seus espaços e de suas operações com a segurança necessária ao desenvolvimento das atividades.

Microempreendedores

Os microempreendedores informais, bem como, os individuais, também podem buscar a Agência de Fomento do RN para realizar aquisição de equipamentos e adequações de suas atividades com iniciativas de bioprevenção contra o Covid-19. 

O programa Microcrédito do Empreendedor oferece financiamentos de até R$ 12 mil e juros que podem variar entre 1,5% e 1,7% ao mês. A linha do Microempreendedor conta ainda com bônus de adimplência nos juros, ou seja os clientes que pagarem em dia as parcelas, não terão juros sobre o financiamento.

"É um momento importante e difícil para os empreendedores em todo o RN e, por isso, temos oferecido alternativas das mais variadas e em condições especiais para garantir que antes de tudo, as pessoas, os empreendedores do nosso estado, possam atravessar a crise imposta pela pandemia, superar esse imenso desafio e continuar seu negócio", concluiu Márcia Maia.