10 julho 2020

Atendimentos nas Centrais do Cidadão seguem normas das autoridades sanitárias

Governo do RN reforça importância de agendamento prévio para ...
As Centrais do Cidadão no interior do Rio Grande do Norte que foram reabertas durante a pandemia vem seguindo as medidas de saúde recomendadas pelas autoridades sanitárias e estabelecidas no decreto nº 29.705, de 19 de maio de 2020. A publicação do Governo do Estado liberou o funcionamento, de modo excepcional, em algumas unidades para apoiar as atividades do Sistema Nacional de Empregos (Sine) e do Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep).

As medidas adotadas contribuem para evitar a disseminação do novo coronavírus, ao mesmo tempo em que garante a continuidade dos principais serviços oferecidos nas Centrais do Cidadão. Em Mossoró, Assú, Currais Novos, João Câmara, Santa Cruz e Pau dos Ferros, os atendimentos são exclusivamente para as atividades do Sine. Já nas unidades de Parnamirim, São Gonçalo do Amarante e São José do Mipibu, o funcionamento é exclusivo para abrigar serviços do Itep.

O horário de atendimento em todas as Centrais ocorre das 7h às 13h, de segunda a sexta-feira. 
De acordo com a Secretaria de Estado da Administração (Sead), que conduz o Programa das Centrais do Cidadão do RN, para evitar situações de risco, geradas por formações de filas maiores e consequentes aglomerações, os atendimentos só acontecem mediante agendamento prévio. "Esta é a primeira medida adotada pelas nove unidades reabertas. 

O agendamento permite o controle do número de pessoas e o intervalo de tempo de atendimento. Para ter o acesso ao local sem comprometer ou pôr em risco sua saúde, basta o cidadão marcar o serviço por telefone ou via internet", ressalta o secretário-adjunto da Sead, George Câmara.

Todos os cuidados com higiene e distanciamento também estão sendo tomados para proteger os servidores e a população durante os atendimentos. Conforme o decreto estadual nº 29.705, os órgãos devem atentar para o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre as pessoas; controlar a frequência não superior a 20 indivíduos no ambiente, limitando ainda uma área de 5m² para cada pessoa; fazer a higienização regular dos ambientes e dos equipamentos de contato; disponibilizar máscaras aos funcionários e álcool gel 70% em locais fixos de fácil visualização e acesso.

AGENDAMENTOS

SINE
A população à procura do serviço do Sine pode agendar o atendimento, de forma provisória, nas seguintes Centrais do Cidadão pelos telefones: 

Assú: 99169-1018; 
Currais Novos: 99963-5634;
João Câmara: 99428-5586;
Mossoró: 99996-2761;
Pau dos Ferros: 99605-7028;
Santa Cruz: 98719-3210.

Natal: atendimento presencial na unidade matriz do Sine, no bairro de Candelária, também mediante agendamento prévio pelos números: (84) 3232-7877 / (84) 3232-7859 / (84) 3232-7845 / (84) 3232-7848, de segunda a sexta, das 8h às 18h.

ITEP
Parnamirim e São Gonçalo do Amarante: o agendamento para emissão da Carteira de Identidade (RG) é feito online, exclusivamente, por meio do site www.centraldocidadao.rn.gov.br

São José de Mipibu: realiza os atendimentos, por ordem de chegada, sendo feito o controle em forma de triagem, a fim de evitar aglomerações e garantir o cumprimento do distanciamento recomendado. 

Natal: atendimento continua sendo realizado na sede do Itep, no bairro da Ribeira. Também por meio de agendamento online via site www.centraldocidadao.rn.gov.br