sexta-feira, 10 de julho de 2020

Atendimentos nas Centrais do Cidadão seguem normas das autoridades sanitárias

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Governo do RN reforça importância de agendamento prévio para ...
As Centrais do Cidadão no interior do Rio Grande do Norte que foram reabertas durante a pandemia vem seguindo as medidas de saúde recomendadas pelas autoridades sanitárias e estabelecidas no decreto nº 29.705, de 19 de maio de 2020. A publicação do Governo do Estado liberou o funcionamento, de modo excepcional, em algumas unidades para apoiar as atividades do Sistema Nacional de Empregos (Sine) e do Instituto Técnico-Científico de Perícia (Itep).

As medidas adotadas contribuem para evitar a disseminação do novo coronavírus, ao mesmo tempo em que garante a continuidade dos principais serviços oferecidos nas Centrais do Cidadão. Em Mossoró, Assú, Currais Novos, João Câmara, Santa Cruz e Pau dos Ferros, os atendimentos são exclusivamente para as atividades do Sine. Já nas unidades de Parnamirim, São Gonçalo do Amarante e São José do Mipibu, o funcionamento é exclusivo para abrigar serviços do Itep.

O horário de atendimento em todas as Centrais ocorre das 7h às 13h, de segunda a sexta-feira. 
De acordo com a Secretaria de Estado da Administração (Sead), que conduz o Programa das Centrais do Cidadão do RN, para evitar situações de risco, geradas por formações de filas maiores e consequentes aglomerações, os atendimentos só acontecem mediante agendamento prévio. "Esta é a primeira medida adotada pelas nove unidades reabertas. 

O agendamento permite o controle do número de pessoas e o intervalo de tempo de atendimento. Para ter o acesso ao local sem comprometer ou pôr em risco sua saúde, basta o cidadão marcar o serviço por telefone ou via internet", ressalta o secretário-adjunto da Sead, George Câmara.

Todos os cuidados com higiene e distanciamento também estão sendo tomados para proteger os servidores e a população durante os atendimentos. Conforme o decreto estadual nº 29.705, os órgãos devem atentar para o distanciamento mínimo de 1,5 metro entre as pessoas; controlar a frequência não superior a 20 indivíduos no ambiente, limitando ainda uma área de 5m² para cada pessoa; fazer a higienização regular dos ambientes e dos equipamentos de contato; disponibilizar máscaras aos funcionários e álcool gel 70% em locais fixos de fácil visualização e acesso.

AGENDAMENTOS

SINE
A população à procura do serviço do Sine pode agendar o atendimento, de forma provisória, nas seguintes Centrais do Cidadão pelos telefones: 

Assú: 99169-1018; 
Currais Novos: 99963-5634;
João Câmara: 99428-5586;
Mossoró: 99996-2761;
Pau dos Ferros: 99605-7028;
Santa Cruz: 98719-3210.

Natal: atendimento presencial na unidade matriz do Sine, no bairro de Candelária, também mediante agendamento prévio pelos números: (84) 3232-7877 / (84) 3232-7859 / (84) 3232-7845 / (84) 3232-7848, de segunda a sexta, das 8h às 18h.

ITEP
Parnamirim e São Gonçalo do Amarante: o agendamento para emissão da Carteira de Identidade (RG) é feito online, exclusivamente, por meio do site www.centraldocidadao.rn.gov.br

São José de Mipibu: realiza os atendimentos, por ordem de chegada, sendo feito o controle em forma de triagem, a fim de evitar aglomerações e garantir o cumprimento do distanciamento recomendado. 

Natal: atendimento continua sendo realizado na sede do Itep, no bairro da Ribeira. Também por meio de agendamento online via site www.centraldocidadao.rn.gov.br