27 julho 2020

Comitê pede adiamento de início da 3ª fase de retomada econômica no RN

O Comitê Científico de Enfrentamento à Covid-19 no Rio Grande do Norte solicitou ao Governo do Estado o adiamento do início da 3ª fase de retomada das atividades econômicas, prevista para esta quarta-feira (29). A solicitação foi para que o governo prorrogasse por sete dias a decisão de retomar a próxima fase de reabertura. Para o início desta terceira fase está prevista a reabertura de serviços de alimentação com tamanho superior a 300 m², bares e barracas de praias.
Segundo o professor Ricardo Valentim, que é membro do Comitê, situações recentes como as cenas de aglomerações na praia de Ponta Negra e também em filas para o recebimento do auxílio emergencial nas agências da Caixa Econômica Federal, levaram o grupo de cientistas a fazer o pedido à governadora.
“Essas recomendações vêm como um pedido de cautela. Precisamos de confiança e prudência (para a retomada)”, disse o professor, que também destacou o consumo de bebida alcoólica com um dos pontos levados em consideração. “A gente percebe que a questão das aglomerações nas praias está muito ligada ao consumo de álcool”, acrescentou.
Segundo ele, é preciso avaliar e acompanhar os efeitos desses acontecimentos, algo que deve ser feito ao longo desses sete dias. “Preocupa a taxa de ioslamento social que vem diminuindo ao longo do tempo, assim como a taxa de transmissibilidade, que está variando em algumas regiões do estado. O que fez o Comitê refletir bastante foi o tempo necessário para consolidar os dados, que tem um atraso de, no mínimo, 15 dias”.

com informações do agorarn.com