09 julho 2020

Estado inicia distribuição de mais 2 milhões de máscaras para a população

Decreto Municipal determina uso de máscaras em hospitais ...
O Governo do Estado anunciou durante coletiva de imprensa na Escola de Governo, o início da distribuição de 2 milhões de máscaras de pano na segunda etapa do RN+Protegido. O volume foi entregue hoje pela Guararapes e soma-se aos 3 milhões de unidades já distribuídas pelo Governo em todo o território potiguar. Uma terceira fase do programa ainda deverá entregar mais 2 milhões de máscaras à população e totalizar 7 milhões de itens.

“Nós estamos com 2 milhões de máscaras que serão distribuídas dentro de alguns instantes aos demais municípios e à população do Rio Grande do Norte”, anunciou o secretário de desenvolvimento, Silvio Torquato. Ele destacou que este é o maior programa proporcional de distribuição de máscaras do país. "Numa relação direta, serão duas para cada cidadão norte-rio-grandense, já que serão 7 milhões de máscaras e a população do Estado é de pouco menos de 3,5 milhões de pessoas", explicou.

A governadora Fátima Bezerra destacou a importância do uso do equipamento para a proteção dos cidadãos. “Cabe aqui mais uma vez fazer o apelo à sociedade para a obrigatoriedade do uso das máscaras, isso é fundamental”, disse. “O Governo está fazendo a sua parte, que é garantir a distribuição dessas máscaras para todo o Rio Grande do Norte”.

O secretário adjunto da saúde pública Petrônio Spinelli também reforçou a importância do programa RN+Protegido na contenção da pandemia. “Nós precisamos entender que essa pressão por leitos de UTI tem a ver com o isolamento social, tem a ver com a proteção e tem a ver com o uso de máscaras” disse. “Então acrescentar máscaras à população é fundamental e vai mexer no futuro, particularmente daqui a 10 ou 15 dias”, concluiu.

A entrega das máscaras para a população é coordenada pela Controladoria Geral do Estado e conta com o apoio das secretarias e entidades ligadas ao Governo do Estado. Dentro das próximas duas semanas, 353 mil máscaras serão entregues às prefeituras de todos os municípios do estado. As demais unidades serão distribuídas entre diversos órgãos e projetos sociais.

BALANÇO
O controlador-geral do Estado, Pedro Lopes, apresentou um balanço no último dia 3 sobre as doações da primeira etapa do RN+Protegido. Foram 3 milhões de máscaras distribuídas na região metropolitana e em todos os municípios do RN. “Dessas 3 milhões de máscaras, estimamos que pelo menos 1,5 milhão de pessoas recebeu”, informou.

Segundo o controlador, “o Governo do Estado repassou 1,6 milhão para as prefeituras, e a região metropolitana de Natal ficou com 2 milhões de máscaras”.

Os dados completos sobre a destinação das máscaras de pano distribuídas pelo RN+Protegido podem ser consultados no Portal da Transparência. 


As solicitações de máscaras podem ser feitas pelas instituições interessadas através do e-mail: rnmaisprotegido@gmail.com.