08 julho 2020

Guarda Municipal de Natal resgata pássaros nas feiras livres de Felipe Camarão e Igapó

Equipes do Grupamento de Ação Ambiental da Guarda Municipal do Natal (Gaam/GMN) atuaram nessa terça-feira (07), em ações de combate ao tráfico de animais silvestres resultando no resgate de pássaros em missões realizadas nas feiras livres dos bairros de Felipe Camarão e Igapó, zonas Oeste e Norte da capital.

Na operação, os guardas municipais catalogaram três espécies resgatadas, sendo elas o Galo-de-Campina (02), Sibite (02), e Papa-capim (01). Os pássaros estavam presos em gaiolas e todo o material utilizado para manter as aves confinadas foi apreendido e será destruído.


Os pássaros passaram por avaliação das condições visuais de saúde e os guardas municipais realizaram a soltura numa área de preservação onde poderão ser reintegrados a natureza. É importante que as pessoas denunciem esse tipo de crime que afeta diretamente a fauna e a flora do país e contribui para o desequilíbrio ecológico.


O tráfico e o comércio ilegal de espécies da fauna silvestre é crime podendo o transgressor ser punido com pena de seis meses a um ano de detenção, além de multa administrativa por crime ambiental de tráfico, que corresponde a R$ 500 por ave e se o animal for ameaçado de extinção, o valor sobe para R$ 5 mil.


O crime é previsto na Lei Federal 9.605/98 e o cidadão pode denunciar esse tipo de delito nos números 190 (Centro Integrado de Operações em Segurança Pública – Ciosp), 181 (Disk Denúncia – Polícia Civil) ou 3616-9829 (Ouvidoria da Semurb).