07 julho 2020

Prefeitura de Parnamirim dispõe de serviços de testagem da Covid-19

A Prefeitura de Parnamirim, por meio dos órgãos de saúde pública, segue realizando, de forma enérgica, o trabalho de combate à disseminação da Covid-19 no município. Em contrapartida, a cidade dispõe, no momento, de quatro pontos de coleta para testes do novo Coronavírus, dentre eles a UBS Suzete Cavalcanti, em Nova Parnamirim e o Laboratório Central, no Centro da cidade, os quais têm apresentado grande demanda de atendimentos. 
A Unidade Básica de Saúde Suzete Cavalcanti, que desde o dia 9 de abril conta com um Pronto Atendimento, o qual tem dado ampla assistência no atendimento aos casos da Covid-19, está realizando os testes de coleta de SWAB. O Pronto Atendimento é composto por uma enfermaria que possui seis leitos com pontos de oxigênio, consultório, salas de medicação, isolamento para testagem, observação e pequenos procedimentos. 
Apesar de o Pronto Atendimento ter como fator principal para a sua criação o momento da pandemia, a unidade possui outros tipos de atendimento, e não apenas o voltado aos suspeitos do Coronavírus. Os serviços contam com uma escala de plantão das 7h às 19h e funcionam de segunda a segunda. Já a UBS funciona de segunda a sexta-feira, das 7:30h às 16:30h, com atendimentos sendo realizados através de agendamento, por meio do telefone 3615-4621.  
Laboratório Central 
No caso do Laboratório Central de Parnamirim, a coleta é realizada mediante encaminhamento médico das unidades básicas de saúde e, atualmente, o Laboratório dispõe de dois tipos de testes para detecção da Covid-19, o SWAB (RT-PCR) e o de sorologia. 
A diretora do Laboratório Central, Aparecida Feliciano, explica a diferença entre os testes. "O que diferencia os testes é o protocolo viral de cada um. O RT-PCR é uma pesquisa do RNA viral, que é feita na mucosa naso-orofaringe. Já na sorologia, o sangue é coletado, colocado na máquina e passa pela centrifugação. O RT-PCR é realizado em pacientes com suspeita do primeiro ao sétimo dia, já do décimo quarto dia em diante é realizado o da sorologia, onde é feita a pesquisa de anticorpos", disse.  
O material coletado (secreção naso-orofaringe) tanto no próprio laboratório, quanto nos outros postos em que são feitas as coletas, passa por conferência, catalogação no sistema do governo do RN, armazenamento e em sequência é enviado ao Laboratório Central de Saúde Pública do Rio Grande do Norte (LACEN/RN), que funciona em Natal.  
Os pacientes com encaminhamento devem direcionar-se ao laboratório, devidamente agendados, e fazendo uso de máscaras de proteção. O agendamento pode ser realizado na unidade requisitante ou pelo próprio paciente através do telefone 3644-8416. O horário de atendimento é das 6h às 22h. 
Os órgãos de saúde pública ressaltam que a população deve ficar atenta aos sintomas, devendo procurar uma Unidade de Saúde somente quando apresentarem quadro de desconforto respiratório, juntamente com sintomas característicos, como tosse, dor de garganta, febre, coriza ou dor de cabeça