28 julho 2020

Prefeitura de Parnamirim realiza Dia D de combate às Hepatites Virais

Em menção ao Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais, 28 de julho, a Secretaria Municipal de Saúde, através do Serviço de Assistência Especializada em HIV/AIDS e Hepatites Virais (SAE), realizou nesta terça-feira (28) o Dia D de prevenção e controle das Hepatites Virais.
A ação fez parte da Campanha Nacional Julho Amarelo e tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a doença. Na ocasião, foram realizados testes rápidos de Hepatite B e C; Drive Thru com entrega de kits preventivos, material educativo e orientação sobre prevenção.
A coordenadora do SAE, Izabel Alves, explicou que todas as unidades de saúde do município disponibilizam das testagens rápidas e da vacina. “Além da nossa unidade, a população também encontra os testes em todas as UBS. É um procedimento rápido, que detecta as Hepatites B e C e que o resultado sai em cerca de 15 minutos”.
Além dos testes para diagnóstico de Hepatites B e C, HIV/Aids e Sífilis, o SAE realiza o acompanhamento dos pacientes com essas doenças e dispõe de médicos infectologistas, enfermeiros, farmacêutico, psicólogo, assistente social e nutricionista. A unidade está localizada na Rua Suboficial Farias, 23, em Monte Castelo, em frente ao CAdE. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30, pela manhã, e das 13h30 às 17h, à tarde.