sábado, 4 de julho de 2020

Professores e estudantes de Química finalizam projeto de combate à Covid-19

| |
Foto: ASSECOM/UERN

Professores e estudantes do curso de Química e do Programa de Pós-graduação em Ciências Naturais (PPGCN), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), concluíram nesta quarta-feira, 1º de julho, o projeto “Química no combate a Covid-19”.
O encerramento da terceira e última etapa do projeto contou com a distribuição da solução sanitizante produzida durante as Oficinas Formativas desenvolvidas desde o início do projeto, aliando ações de Ensino e Extensão.

A solução sanitizante está sendo distribuída em alguns hospitais e unidades de saúde de Mossoró, Areia Branca, Apodi, Santana do Matos, Felipe Guerra e Martins. Essa solução é concentrada e recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), com vários estudos que comprovam sua eficiência. Foram produzidas 180 ampolas de solução sanitizante, que vai render 1.440 litros de solução. Outras 125 ampolas serão utilizadas no âmbito da Uern.

A professora Anne Gabriella, coordenadora do projeto, registra seu agradecimento: “Se as pessoas não tivessem acreditado nessa ideia, tanto as que contribuíram financeiramente, como meus colegas e alunos, esse projeto não teria ido pra frente. Os professores do Departamento, os alunos de Química e da Pós-graduação em Ciências Naturais encamparam essa ideia. Fico muito grata, porque sozinha eu não teria feito nada”, afirmou Anne Gabriella.

A primeira etapa do projeto contou com a confecção de máscaras de tecido, a segunda foi a produção de sabão líquido. Essas primeiras ações contaram com a parceria da Universidade Estadual do Piauí e da Universidade Federal do Piauí, que executaram as mesmas ações.