12 agosto 2020

BANCO DE LEITE MATERNO DO JANUÁRIO CICCO PRECISA DE DOAÇÕES

 

Agosto Dourado, é intitulado a campanha de aleitamento materno, intensificada durante este mês para chamar a atenção para a potência desse primeiro alimento do ser humano ao nascer. Mas nem toda mãe obtém alimentar o filho com este dourado alimento e aí entram em ação, outras mamães, como doadoras.

A coordenadora do Banco de Leite da Maternidade Escola Januário Cicco, Ana Zélia Pristo, convida como lactantes que têm leite a mais do que o necessário no suprimento do filho ao exercício da doação. A maternidade atende recém-nascidos na instituição e também a solicitação de outras unidades maternais tanto públicas quanto privadas. 

Quem pode e quer fazer esse ato e ajudar outros recém-nascidos, uma coordenadora esclarece o procedimento a ser feito na extração e armazenamento do líquido. De acordo com Zélia, a lactante retira o leite em um recipiente higienizado com água fervida, depois coloca em qualquer vidro também esterilizado e que tampa plástica. Em seguida, coloca a hora e os dados da primeira extração e guarda no congelador.

Na segunda vez que para fazer a coleta, repete a extração e adiciona o líquido ao pacote que está no congelador. 

Zélia alerta para não descongelar o leite armazenado, apenas adicionar o novo. Tendo o cuidado para não encher-lo completamente. O descongelamento pode estragar todo o leite já colhido.

Para o leite chegar até o Banco da Maternidade, instituição conta com o Projeto “Bombeiro Amigo do Peito” que faz o recolhimento da residência da lactante em uma viatura, com um bombeiro e uma técnica de enfermagem. 

Após a primeira doação, a mãe recebe os fracos e como etiquetas para as próximas armazenagens. 

Para fazer a doação é só entrar em contato com a maternidade pelo 08007210078. “É um gesto muito bonito, necessário e que vai melhorar exatamente a nossa condição de processamento para distribuir com bebês esse leite com toda segurança alimentar”, finaliza Zélia.


com informações do portal da tropical