11 agosto 2020

Parnamirim: UBS de Boa Esperança passa a funcionar em horário estendido

 

A Prefeitura de Parnamirim, através da Secretaria Municipal de Saúde (Sesad), está ampliando o horário de funcionamento em algumas Unidades Básicas de Saúde, possibilitando mais uma oportunidade de acesso aos serviços pelos usuários. A ação faz parte do Programa Saúde na Hora e já começou a funcionar na UBS do bairro de Boa Esperança, que passa a funcionar das 7h às 19h. 

De acordo com Merielle Fernandes, diretora da Unidade Básica de Saúde de Boa Esperança, a ampliação do horário vai facilitar a vida de muitas pessoas que trabalham durante o dia e têm dificuldades para usufruir dos serviços. Além da opção de duas horas a mais de funcionamento, para ser atendido, o paciente não precisa de agendamento. 

“Na ampliação, funcionarão todos os serviços ofertados pela unidade. Essa ampliação é justamente para podermos dar assistência aos usuários que trabalham o dia todo. A partir das 17h seguimos disponíveis para atender. É uma demanda espontânea e o horário que o usuário chegar, ele vai ser acolhido, estratificado e atendido. Serão os mesmos serviços que são ofertados durante o dia”. 

A Unidade Básica de Saúde de Boa Esperança, funciona de segunda a sexta-feira e conta duas equipes de estratégia de saúde da família, consultórios médicos, de enfermagem e odontológico, salas de vacina, curativo, agentes comunitários de saúde e farmácia. Para pacientes diagnosticados e com suspeita de Covid-19, foi implantada na UBS uma sala de acolhimento e isolamento específico para este tipo de atendimento. 

Em média 8 mil pessoas são atendidas pela UBS de Boa Esperança e serão beneficiadas com mais essa opção no horário de atendimento. Ainda de acordo Merielle Fernandes, a unidade também aderiu à descentralização de marcação de exames e consultas. “Agora os usuários saem daqui com exames marcados, ou pré-agendados”, disse a diretora.