quinta-feira, 20 de agosto de 2020

Prefeitura de Parnamirim orienta pescadores em retomada de atividades

| |
 
Para assegurar que a retomada das atividades econômicas aconteçam de forma consciente e segura, a Prefeitura de Parnamirim realizou uma reunião na Colônia de Pescadores Z-56, em Pirangi do Norte. A equipe da Secretaria de Saúde (SESAD), devidamente representada por funcionários da vigilância epidemiológica, conversaram com os pescadores e seus familiares, acerca da nova realidade e das mudanças de hábito necessárias para a saúde dos trabalhadores, consumidores e clientes.

De acordo com o presidente da Associação, José Cabral Filho, a organização abrange cerca de 70 pecadores da região. As embarcações são de pequeno porte e os trabalhos foram totalmente prejudicados pela pandemia, uma vez que o turismo foi interrompido e o comércio fechado, impossibilitando a comercialização dos peixes. No caso desses trabalhadores, foi reforçada a necessidade de distanciamento no manuseio da rede e a troca da máscara com frequência, uma vez que o contato constante com a água faz com que o acessório perca o efeito protetivo mais rapidamente.


Na oportunidade, foram distribuídas máscaras de tecido, álcool 70%, além de terem sido verificadas as carteirinhas de vacinação. Segundo a enfermeira responsável pelo núcleo do trabalhador, Adriana Cristina de Lucena, a ação visa orientar e fortalecer o vínculo da atenção básica com essa população e, por isso, na próxima terça-feira a equipe estará disponibilizando vacinas contra Hepatite, Difteria e Tétano, Tríplice e Influenza no local.

Os agentes também visitaram a feira de Pium e repassaram aos comerciantes as mesmas orientações. Estiveram presentes, representantes da Secretaria de Saúde do governo do estado, com objetivo de divulgar o projeto RN+ Saudável, que visa compartilhar novas ideias sustentáveis, ações e promoções para o todo o estado.