sexta-feira, 14 de agosto de 2020

Região do Potengi ganha reforço na assistência hospitalar

| |

 

A região do Potengi, que compõe a 5ª Regional da Saúde, ganhou mais seis novos leitos para tratamento da Covid-19. Em solenidade virtual realizada nesta sexta-feira (14), a governadora Fátima Bezerra entregou oficialmente seis Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs), implantadas no Hospital Regional Monsenhor Expedito, em São Paulo do Potengi. Para a abertura desses equipamentos foi feito um cofinanciamento em que o Estado entrará com 70% do investimento e os municípios com 30%. O repasse mensal do Governo do RN para manter os novos leitos será de R$ 602 mil.

“Nossa prioridade é manter os investimentos que estamos fazendo. No que depender de mim e do nosso secretário não mediremos esforços para que esses leitos fiquem em defesa da vida do povo de São Paulo do Potengi e de toda a região do Potengi. Cuidem muito bem do hospital, para que possamos oferecer o que todas as pessoas precisam, que são os serviços de saúde com qualidade e eficiência”, enfatizou Fátima. Ela destacou que a ampliação de novos leitos da rede estadual hospitalar está sendo possível graças a uma mobilização realizada por meio de parcerias entre Estado, municípios e rede filantrópica.

Para garantir o pleno funcionamento dos novos leitos, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) reforçou a equipe do hospital regional, inserido numa região que soma cerca de 100 mil habitantes, com 48 novos profissionais, contratados através do processo seletivo, em atuação conjunta com profissionais da cooperativa médica. Além disso, o Estado proporcionou duas capacitações em ventilação mecânica para todos os profissionais que atuarão na UTI.

O secretário Cipriano Maia abriu a solenidade e agradeceu o apoio de todos que conduziram as ações, que resultou na implantação dos novos leitos, atendendo aos anseios da população. “Mesmo com a dor das perdas e os danos que afetaram o estado, na maior crise sanitária do país, o Governo vem mostrando o compromisso de avançar na reestruturação do SUS. O ato de entrega dos leitos de retaguarda é uma conquista da região do Potengi, a qual eu tenho ligação, pois foi onde comecei minha carreira como médico. Essa conquista é uma conquista de todos. Em São Paulo do Potengi contaremos com seis leitos de UTI e dez leitos clínicos”, destacou.

Prefeito de São Paulo do Potengi e presidente da FEMURN (Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte), José Leonardo (Naldinho) agradeceu ao Governo do Estado pela parceria, pela qual ele vem lutando ao longo de sua gestão frente ao município e à federação. “Ao longo dos últimos cinco ou seis anos, sofri muito com a ausência do governo estadual, e a responsabilidade caía sempre nos ombros da prefeitura. Mas agora, com as parcerias que conseguimos efetivar, estamos com uma situação muito confortável. Viramos essa página com muita felicidade, com resultado positivo, com integração dos prefeitos da região do Potengi e Governo do Estado. Hoje o momento é outro”, enfatizou.vz4edx

A presidente do Conselho Estadual de Saúde, Geolípia Jacinto, também enalteceu a ação do Governo em ampliar a rede hospitalar dentro das metas do Plano de Contingência, e destacou a atuação da equipe técnica. Também estavam presentes à solenidade virtual o secretário adjunto da Saúde, Petrônio Spinelli, e a gerente da 5ª Regional de Saúde, Maura Roberta.