10 agosto 2020

Semec inicia produção de videoaulas para os alunos da rede municipal

 

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) iniciou na manhã desta segunda-feira (10), em parceria com emissora Band RN, o projeto "Educando Parnamirim", com objetivo de produzir videoaulas em formato televisivo para os alunos da rede municipal de ensino. As aulas serão transmitidas em canal aberto digital e exclusivo, a partir da próxima semana, e estão sendo planejadas pelo corpo docente do município para os alunos do 6° ao 9° ano. 

As aulas estão sendo produzidas na Escola Municipal Ivanira Paisinho, em uma sala reservada para este fim. Os professores, que estão sendo selecionados pelos gestores, receberam jalecos padronizados e estão seguindo um cronograma de acordo com as disciplinas, sendo cada dia para um ano diferente, além disso, em todas as aulas haverá um intérprete em libras. No período da tarde, a aula que estava no ar no turno da manhã será reprisada e estará disponível na plataforma YouTube, no canal da Band RN. 

Para a educadora Nara Juscely, que está participando do projeto e leciona no município desde o ano de 2005, o novo formato de aula já era almejado. "Eu, particularmente, já ansiava bastante por esse formato, para que a Prefeitura fizesse algo em relação aos nossos alunos, que dependem de nós para alcançar o conhecimento. Tenho expectativas muito positivas, e considerando a quantidade alunos que não têm acesso à internet, o novo formato poderá proporcionar maior facilidade de acesso aos alunos", falou. 

Robélia Oliveira, que também é educadora no município e uma das integrantes da equipe pedagógica de videoaulas, fala sobre suas impressões na adaptação às câmeras. "Gostei muito da ideia, pois com o uso da TV, onde muitas crianças têm acesso, nós iremos atingir um grande número de alunos para que eles possam assistir essa aula. A princípio fiquei bastante nervosa, mas toda a equipe da Semec foi muito agradável comigo, me tranquilizou, assim como a equipe da Band, pois aprendi como funciona a questão da movimentação e atenção para as câmeras. Foi muito bacana", afirmou. 

De acordo com a secretária de Educação, Justina Iva, o município de Parnamirim é pioneiro em adotar a nova metodologia de ensino. "Nós iniciamos o processo de contratação após uma pesquisa de preço com as emissoras e a que melhor se enquadrou aos nossos critérios, foi a Band RN. Somos o primeiro município a realizar a iniciativa e estamos bastante ansiosos. Os gestores estão celebrando o novo formato", disse. 

A secretária explica a importância das aulas remotas. "A contratação do serviço se deu pela necessidade de alcançar todos os alunos da rede municipal, que após uma pesquisa tecnológica da pasta, foi concluído que o meio mais acessível aos alunos, é a televisão. Muitos ainda não possuem internet banda larga, ferramentas tecnológicas e, observando isso, decidimos adotar o novo formato. A Semec tem como compromisso o 'nenhum aluno a menos', garantindo aos estudantes através da Constituição, o direito e o acesso à educação", completou. 

Além das aulas regulares, nas sextas-feiras, os alunos do 9°ano terão uma atenção especial. Devido à preocupação das equipes pedagógicas com a preparação dos estudantes para o Ensino Médio e processos seletivos das instituições federais, serão transmitidas aulas preparatórias das disciplinas de português, redação e matemática para os alunos.  

Com o início das videoaulas em novo formato, a Semec também disponibilizará a partir desta semana, a entrega dos kits escolares, direcionados aos alunos do ensino infantil, fundamental e EJA. Vale ressaltar ainda que as escolas da rede municipal continuarão com a entrega de atividades impressas para aqueles que não possuem acesso às aulas em formato televisivo.