sexta-feira, 11 de setembro de 2020

Hospital Infantil Varela Santiago é credenciado em novo programa de Residência Médica Pediátrica

| |
 Hospital Infantil Varela Santiago é credenciado em novo programa de Residência  Médica Pediátrica – Blog do FM
Instituição filantrópica pioneira no tratamento do Câncer Infantil e referência em Neurocirurgia Pediátrica no Estado do Rio Grande do Norte, o Hospital Infantil Varela Santiago foi credenciado pelo Ministério da Educação (MEC), por intermédio da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), em um novo programa de especialização: Medicina Intensiva Pediátrica. A análise da Relatoria da Comissão Nacional de Residência Médica foi favorável ao credenciamento provisório do Programa de Residência Médica em Medicina Intensiva Pediátrica para quatro vagas e a conclusão do plenário aprovou, na íntegra, a manifestação da relatoria.

O Hospital Infantil Varela Santiago presta serviços à sociedade potiguar com a missão de promover assistência a saúde infantil, com atenção universal, integral igualitária, compromisso social e qualidade. Atualmente atende crianças e adolescentes de 0 a 14 anos, de todo o estado do Rio Grande do Norte. A Instituição realiza em torno de 15 mil procedimentos por mês, todos prestados exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). As especialidades oferecidas são cirurgia pediátrica, cirurgia plástica reparadora, cirurgia ortopédica, pediatria clínica, endocrinologia, gastrenterologia, ginecologia infantil, hematologia, infectologia, neuropediatria, odontologia, fonoaudiologia, psicologia, oftalmologia, otorrinolaringologia, nutrição e pedagogia.

São 110 leitos para internamento, entre estes, 10 de Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica (UTIPED) e 10 de Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTINEO). Além dos serviços voltados a saúde da criança e do adolescente, o Hospital Infantil Varela Santiago conta também com a Casa de Apoio Nazinha Lamartine. Mantida por meio da contribuição de voluntários e doações advindas da sociedade, a organização fornece abrigo, alimentação e material de higiene para os acompanhantes durante o período de internamento dos pacientes.