04 setembro 2020

“Pioneiras Potiguares”: Governadora participa de homenagem aos 30 anos da primeira turma de Policiais Militares Femininas

 Foto: ELISA ELSIE 

A Polícia Militar do RN está comemorando 30 anos do ingresso da Primeira Turma de Praças Policiais Militares Femininas. A governadora Fátima Bezerra participou da celebração da missa em homenagem à turma “Pioneiras Potiguares” nesta sexta-feira (04), na Igreja Sant´Ana, na Academia da Polícia Militar.

O grupo ingressou na corporação em 11 de setembro de 1990, quando havia apenas duas oficiais mulheres na corporação, as Coronéis Angélica Azevedo e Tereza Melo. As 57 mulheres foram aprovadas para o Curso de Formação de Soldados e passaram a compor a recém criada Companhia de Polícia Feminina – CPFem. Durante a cerimônia foi apresentada a “Medalha Pioneiras Potiguares” que será concedida em homenagem a estas profissionais da Segurança pelos serviços prestados à instituição e ao povo potiguar. 

Passados 30 anos do ingresso na PM, a governadora sancionou a Lei 10.764/20 que institui o dia 11 de setembro como o Dia da Policial Feminina, extensivo às militares, civis e penais. Atualmente, o efetivo da PM conta com cerca de 200 policiais femininas e 7 mil homens. “Ainda é pequeno este efetivo feminino, por isso o nosso governo atendeu a solicitação da deputada Isolda Dantas e enviou um Projeto de Lei para a Assembleia Legislativa que dá igualdade de direitos tanto para homens quanto para mulheres de ingressarem, por meio de concursos públicos, nos quadros da Polícia Militar”, afirmou a governadora.