20 outubro 2020

Benes viabiliza emenda para fomentar projetos de segurança pública desenvolvido pelo IMD/UFRN


O deputado federal Benes Leocádio (Republicanos-RN) destinou uma emenda no valor de R$ 300 mil para incentivar projetos com soluções tecnológicas para a segurança pública, desenvolvidos por alunos de graduação e pós-graduação do Instituto Metrópole Digital (IMD) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em conjunto com profissionais da segurança pública estadual.

O recurso assegura a continuidade das ações que tem contribuído com a melhoria da segurança pública, por meio, do uso de tecnologias integradas, associadas ao combate ao crime. Um exemplo, é o sistema da Central de Atendimento e Despacho (CAD), ferramenta de atendimento à população e auxílio às atividades realizadas pelo Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (CIOSP), da Sesed.

O software permite uma integração com tablets utilizados em viaturas e câmeras de videomonitoramento.Além desse, outro projeto que está abarcado pela emenda é o ACC, associado a Divisão de Homicídios e de Proteção à Pessoa da Polícia Civil (DHPP), e permite uma investigação em local de crime mais precisa e inteligente.

O diretor do IMD, professor Ivonildo Rego, agradeceu a emenda do deputado, ratificando a importância dos recursos para a continuidade dos projetos. “Mais uma vez, agradeço ao deputado Benes pelos recursos provenientes da emenda parlamentar do ano de 2020, destinada para a continuidade da parceria do IMD/UFRN com a Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social do Rio Grande do Norte.

A parceria estava prestes a ser finalizada por falta de recursos e a emenda nos permitiu, continuar desenvolvendo as soluções tecnológicas que já estão contribuindo com a melhoria da segurança pública estadual”, disse.