20 outubro 2020

Ministério da Saúde anuncia vacina chinesa no calendário nacional

 

Ministro da Saúde espera iniciar vacinação contra o coronavírus em janeiro (Photo by Clara Margais/picture alliance via Getty Images)
Foto by Clara Margais/picture alliance via Getty Images

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou que vai incorporar a vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan, em São Paulo, no Programa Nacional de Imunizações, inserindo assim a vacina no cronograma nacional. O governo federal anunciou também que espera começar a vacinação em janeiro.

O anúncio foi feito em reunião com governadores nesta terça-feira (20).

Com isso, o governo federal afastou uma preocupação dos secretários estaduais de uma possível falta de participação do ministério na definição das estratégias de produção e de distribuição da vacina desenvolvida em São Paulo a partir da parceria com a empresa Sinovac.

O calendário do Ministério da Saúde atualmente conta apenas com a chamada vacina de Oxford, prevista para abril. O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), que participou da reunião com mais 23 governadores, foi responsável pela briga pela inclusão da vacina no calendário nacional.

O governo federal vai comprar 46 milhões de doses da Coronavac, vacina do Instituto Butantan produzida em parceria com a empresa chinesa Sinovac. Serão investidos pela União R$ 2,6 bilhões até janeiro.

O Ministério da Saúde havia divulgado anteriormente que a previsão era ter 140 milhões de doses no primeiro semestre de 2021, sendo 40 milhões via iniciativa COVAX Facility, liderada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e 100 milhões de doses via AstraZeneca/Oxford.

Além dessas doses, no segundo semestre do ano que vem, governo anunciou que ia produzir 165 milhões de doses da vacina de Oxford, desenvolvida no Brasil pela Fiocruz.

com informações de yahoonotícias