27 outubro 2020

Policiais penais fazem capacitação para operar novos rádios


Foto: assecom

Os policiais penais da Central de Rádio e Vídeo Monitoramento (CRV) concluíram nesta terça-feira, dia 27, uma capacitação para configurar as funções avançadas dos 321 novos rádios comunicadores adquiridos pela Secretaria da Administração Penitenciária (Seap). Os rádios comunicadores são de última geração, com tecnologia digital e criptografia, e aumentaram em dez  vezes a capacidade de comunicação do sistema prisional do Rio Grande do Norte, fechando uma lacuna de anos de atraso. 

O secretário da Administração Penitenciária, Pedro Florêncio, esteve na Escola de Governo onde os 19 servidores foram capacitados em 30 horas de aprendizagem. “O trabalho dos policiais penais da CRV muitas vezes não é visto, mas é de fundamental importância. Eles monitoram todas as câmeras das unidades prisionais e a comunicação por rádio das viaturas, colaborando diretamente para a segurança do sistema prisional”, disse.

No treinamento, os policiais entenderam sobre a tecnologia envolvida nos rádios Motorola APX900 e APX2500 diretamente com um instrutor da empresa fabricante do equipamento. Além disso, aprenderam sobre programação, operação, boas práticas em rádio comunicação e instalação veicular. 

Os novos equipamentos foram disponibilizados para as 17 unidades com presos no Estado, além do Grupo de Escolta Penal (GEP), Grupo Penitenciário de Operações com Cães (GPOC), Grupo de Operações Especiais (GOE), Central de Monitoramento Eletrônico (CEME) e CIOSP de Natal e Mossoró.  O investimento é de R$ 2.694.888,00, realizado através de convênio com o Departamento Penitenciário Nacional (DEPEN). 

Os rádios tem grau de proteção IP56, que atende aos mais rigorosos padrões de eficiência em ambientes úmidos, empoeirados e perigosos, numa especificação robusta para serem utilizados em viaturas, guaritas, postos de observação e dentro das unidades prisionais.

CÂMERAS
No último sábado, o Diário Oficial do Estado publicou o pregão eletrônico Nº 015/2020 da Seap para a abertura da licitação do tipo menor preço para a contratação de empresa especializada no ramo de sistemas de segurança eletrônica em circuito fechado de televisão, sistemas de inteligência analítica para o sistema de CFTV, sistema de controle de acesso, sistemas de sonorização e sistemas de detecção perimetral para fornecimento e instalação, configuração, operação assistida, suporte técnico, manutenção preventiva e corretiva, dentro do período de garantia, com inclusão de insumos, software de gerenciamento e equipamentos da Plataforma de Segurança e Monitoramento nas Penitenciárias do RN.