sexta-feira, 20 de novembro de 2020

SAMU RN inaugura base em São Paulo do Potengi

| |

Foto: assecom 

Dentro do processo de expansão e regionalização do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU-RN) no Estado, uma nova base descentralizada do serviço foi inaugurada em São Paulo do Potengi, nesta quinta-feira (19). A base prestará assistência a 11 municípios da região, beneficiando em torno de 90 mil pessoas.

Instalada em São Paulo do Potengi, a base funcionará num município de posição geograficamente estratégica na região, na medida em que este dispõe de um hospital regional – o Hospital Regional Monsenhor Expedito – além de estar próximo a Unidades de Suporte Avançado (USA). Dessa forma, será possível garantir maior resolutividade no atendimento aos usuários dos municípios pactuados: São Tomé, Ruy Barbosa, Barcelona, Lagoa de Velhos, Serra Caiada, Senador Eloi de Souza, Bom Jesus, Santa Maria, São Pedro e Riachuelo.

Após as pactuações, ficou acordado que a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) ficará responsável por garantir uma ambulância de Suporte Básico e sua manutenção, insumos como oxigênio, Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e medicamentos, além de treinamentos realizados pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) do SAMU e a regulação médica de todas as ocorrências. Já os municípios ficam responsáveis pela escala de recursos humanos (condutores e técnicos de enfermagem).

“A inauguração da base faz parte de um conjunto de esforços que vêm sendo empreendidos no sentido de expandir o SAMU para 100% da população do RN, uma prioridade do atual Governo do Estado e um pedido recorrente do secretário de Estado da Saúde, Cipriano Maia. O SAMU vem realizando esse trabalho junto aos municípios, em busca de parcerias e pactuações, com o objetivo de ampliar a oferta do serviço de atendimento pré-hospitalar de urgência e emergência de qualidade por todas as regiões do Estado”, informou Caio Santos, coordenador administrativo do SAMU-RN.