22 dezembro 2020

Governo faz melhorias no abastecimento de água da comunidade Angicos


ASSECOM/SEMARH-RN

Em mais uma ação de atenção ao pleito dos moradores do entorno da Barragem de Oiticica, o Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da Secretaria de Estado do Meio ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), acaba de realocar o sistema de abastecimento de água da comunidade rural Angicos, localizada no município de Jucurutu. O objetivo foi fazer a melhoria do sistema, incluindo a retirada de vazamentos que pudessem prejudicar as cerca de 40 famílias que há 20 anos são abastecidas pela água captada do rio Piranhas, por meio dos seus 6 km de adução. 

O secretário de estado do Meio ambiente e dos Recursos Hídricos, João Maria Cavalcanti, explica a razão pela qual a tubulação precisou ser deslocada: “A adutora, que já era bem antiga, teve a necessidade de fazer uma realocação em virtude de a parede da Barragem passar bem próxima a ela. Além disso, a adutora já vinha apresentando muitos problemas de vazamento e a governadora autorizou fazer toda a mudança, com a substituição da tubulação, atendendo reivindicação da própria comunidade” disse o titular da SEMARH, ressaltando ainda a atuação de Procópio Lucena, representante do Serviço de Apoio aos Projetos Alternativos Comunitários (SEAPAC), junto ao governo do estado, em benefício da população local. 

A SEMARH, com o apoio da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (CAERN), disponibilizou todo material para a modificação, além de uma equipe de quatro técnicos que foram à campo no último sábado (19/12) trabalhar junto com a comunidade. O consórcio EIT/ENCALSO também participou do processo, tendo transportado todo o material de Caicó para o local do sistema de abastecimento e com a escavação de 2,2 km de valeta para a realocação do sistema adutor.