19 abril 2021

Ielmo Marinho inicia ano letivo de forma totalmente remota e inédita no RN

 



Os estudantes da rede municipal de educação de Ielmo Marinho iniciaram o ano letivo de 2021 de uma maneira inédita no Rio Grande do Norte: o ensino está sendo ofertado de forma remota e para todos os níveis escolares, desde os primeiros anos do ensino fundamental 1 até as últimas classes do fundamental 2.


O diferencial desenvolvido pela Prefeitura é a utilização de ferramentas que possibilitam o ensino remoto em sua integridade, como explicou o Secretário de Educação e Cultura, Gustavo Fernandes. “Em 2020, o ensino em Ielmo Marinho foi feito de forma precária, em que os professores foram orientados a simplesmente mandar atividades para os alunos por meio do Whatsapp. Mas, neste ano, a Prefeitura conseguiu reorganizar toda a educação e oferecer um ensino verdadeiramente remoto, priorizando o que eu chamo de presencialidade virtualizada”, disse ele.

Desde 5 de abril, quando o ano letivo de 2021 foi iniciado, os alunos estão tendo aulas de forma síncrona pelo Google Meet. Para os estudantes que não têm acesso à internet – que a Prefeitura identifica como “alunos sem tela” – o conteúdo é oferecido de forma assíncrona, e os professores têm uma carga horária sem tela dedicada à preparação desse material didático. “Fizemos um levantamento para identificar os alunos com e sem tela em cada escola e, a partir daí, os gestores estão desenvolvendo estratégias para atender os estudantes nas suas especificidades. Algumas escolas estão priorizando as atividades impressas, outras estão estudando a possibilidade da criação de uma sala virtual com computadores”, disse o Secretário Gustavo Fernandes. “A orientação geral da secretaria é a realização de planejamentos quinzenais, produção de vídeos curtos, encontros de professores, reuniões agendadas com pais e alunos, diagnóstico do estudante e entrevista com a família, realização de atividades impressas, criação de bloquinhos de atividades, plantão de dúvidas nas escolas, orientação sobre organização do local de estudo etc”, completou.

A prefeita Rossane Patriota ressaltou a importância do ensino remoto adotado no município. “Vivemos um período desafiador no mundo todo e as escolas foram muito afetadas. Mas estamos trabalhando diariamente para que os prejuízos sejam amenizados e a população possa voltar a viver com qualidade e segurança, especialmente as crianças, cuja formação escolar foi diretamente prejudicada”.

Rossane Patriota também elogiou a equipe de professores e gestores que adotaram as inovações propostas pela nova gestão municipal. “Os servidores estão de parabéns. Eles abraçaram nossas ideias e estão num esforço coletivo para fazer tudo dar certo. Juntos, com muita dedicação e carinho, estamos realizando um feito inédito no Estado, e isso é resultado da parceria da nossa gestão com os servidores”, disse ela.

Formação

Visando preparar a todos para o ensino remoto, a Prefeitura realizou uma Jornada Pedagógica de duas semanas no começo do ano, levando palestras e cursos de formação para os professores, gestores e coordenadores pedagógicos e, pela primeira vez na história de Ielmo Marinho, também para pais e alunos. Todos receberam capacitação para utilizar o Google Meet, os formulários do Google, por onde serão feitas as avaliações onlines, e as demais ferramentas necessárias para o ensino remoto, inclusive com a participação de profissionais do Núcleo de Ensino Infantil – NEI/UFRN, uma escola modelo no RN em educação de crianças.

“Percebemos que não bastava ensinar os professores a usar os aplicativos, era preciso capacitar os pais e responsáveis, pois são eles que vão acompanhar os filhos. E também os alunos, visto que muitos não sabiam fazer um uso dessas ferramentas”, explicou Gustavo Fernandes.

Na Jornada, também foi feita uma palestra com uma psicóloga para os docentes, que sinalizavam medo e apreensão por falta de familiaridade com o uso da internet na educação formal e com a forma precária que o ensino estava sendo feito pelo Whatsapp. Atualmente, o aplicativo de mensagens está sendo usado apenas de forma complementar, para envio pontual de atividades e conteúdo educativo.

Resultados

O resultado de toda essa preparação e planejamento é positivo. Os professores demonstram felicidade e empolgação com o método adotado pela Prefeitura de Ielmo Marinho. “Estou amando as aulas no Google Meet, meus alunos estão se saindo super bem, super disciplinados. Sou grata às dicas do curso de formação”, comemorou a professora dos Anos Iniciais, Alvaci Maria Souto.

Já os alunos têm comparecido bem às aulas. Levantamentos iniciais apontam que pelo menos 50% dos estudantes matriculados estão comparecendo às aulas remotas, algumas turmas com 100% de presença, segundo informações da Secretaria de Educação e Cultura. Os dados completos serão contabilizados em breve.

Para promover a formação continuada dos professores, estudantes e familiares no ensino pela internet, a prefeitura criou o Projeto Rodas de Mestres, que ficará ativo durante todo o período letivo remoto.

Como este ano letivo foi iniciado apenas em abril - em função da finalização do ano letivo 2020 no começo de 2021 - os dias perdidos dos meses de fevereiro e março serão compensados em aulas aos sábados. Tal medida é necessária para o município conseguir cumprir as determinações do Ministério da Educação – MEC.

Mais informações:

Jeanny Damas (84) 99451-4577

Eryka Marillya (84) 99640-9373