quinta-feira, 29 de abril de 2021

Planta Natal retoma ações com plantio de 2 mil árvores na praça Mãe Peregrina

| |



O Plano de Arborização da capital entra em uma nova fase com a retomada do projeto Planta Natal em 2021. Nesta quinta-feira (29), foi iniciado o plantio de 2 mil árvores nativas e aplicação de jardinagem na praça Mãe Peregrina, no conjunto Cidade Satélite, Pitimbu, Zona Sul. O equipamento público está passando por uma grande intervenção colaborativa das secretarias de Serviços Urbanos (Semsur), de Governo (SEG), Mobilidade Urbana (STTU) e sua inauguração está prevista para o próximo dia 13 de maio.

São dezenas de árvores nativas como os ipês, conhecidos também como craibeiras, e oitis plantados em toda a extensão da nova praça repaginada pela Prefeitura de Natal. Segundo a coordenadora do projeto Planta Natal, a secretária executiva Danielle Mafra, a retomada do projeto vai permitir a recuperação das áreas quentes da cidade e uma intervenção mais ampla na massa arbórea da cidade.

“O Planta Natal está sendo incrementado com a reforma do Horto Municipal e a compra de novos equipamentos. Também temos um novo estudo sobre áreas quentes da cidade que vem sendo feito pela STTU e que será integrado às ações do programa”, destacou ela. Segundo a gestora, além das praças e canteiros centrais, existe o plano de recuperação das áreas verdes das escolas.

Criado pela atual gestão da Prefeitura do Natal, o Planta Natal tem como objetivo plantar 20 mil espécies nativas. Para o prefeito Álvaro Dias, plantar essa quantidade de árvores é um objetivo que será perseguido. “É um desafio, mas queremos uma cidade mais aprazível e, além do benefício estético, com conforto térmico para a cidade, favorecendo cada vez mais a valorização das pessoas no uso das áreas públicas", afirma o chefe do Executivo.

Uma novidade dessa etapa do Planta Natal são as mudas identificadas com cartões verificadores de QRcode, com leitura no celular para o aplicativo do Planta Natal — www.plantanatal.com.br É possível conhecer a espécie, a data em que foi plantada e até quem a adotou. O “Ipê de dona Odete”, por exemplo, foi plantado na tarde desta quinta-feira por uma das moradoras mais antigas do conjunto, Odete Souza

Aguiar, que ganhou de presente de aniversário a sua própria craibeira. “Já tenho meus filhos e plantei a minha árvore” disse ela.

Secretário-adjunto na Semsur, Daniel Marinho destacou o incremento do espaço com o replantio de mudas nativas e da jardinagem. “Trouxemos uma diversidade de plantas, temos 150 espécies variadas para requalificar os espaços com mais diversidade”, comentou ele.

O Planta Natal conta com o envolvimento das Secretarias de Governo, Comunicação Social, Educação, Meio Ambiente e Urbanismo, Serviços Urbanos, Urbana e UFRN.